A Fonte Luminosa da Praça Washington Luiz foi inaugurada juntamente com a urbanização da praça, em dezembro de 1967, e logo se tornou a principal atração do lugar.

Fonte luminosa em funcionamento – Foto de Haroldo Pazinatto – Déc. 70
Fonte Luminosa em funcionamento – Foto de Haroldo Pazinatto – Déc. 70

Com um sistema de relês e temporizadores que controlavam o fluxo e pressão dos jatos de água, além da iluminação multicolorida, o espetáculo foi o mais importante chamariz turístico da região central da cidade durante anos.

Projeto de posições da Fonte Luminosa da Praça Washington Luiz – Eletrajax Engenharia, Comércio e Indústria Ltda.

Seus sistema de funcionamento foi projetado pela empresa Eletrajax Engenharia, Comércio e Indústria Ltda, localizada na capital do estado, e que já não existe mais. O engenheiro responsável pelo projeto foi Milton O. Bortowski. Ao todo, a fonte tinha 18 posições diferentes, e o espetáculo completo durava quase nove minutos.

Detalhe do memorial técnico descritivo da Fonte Luminosa, assinado pelo Engº. Milton O. Bortowski
-publicidade-

Aos poucos, a falta de manutenção adequada fez com que a fonte fosse abandonada pelo poder público, e ficasse anos sem promover o espetáculo que embalou as noites de sábado de outrora.

Fonte Luminosa desligada – Imagem disponível na internet – 2017

Na reforma realizada em 2016, que descaracterizou espaços importantes da praça, uma das promessas mais esperadas foi a reinauguração da fonte. Após a inauguração da “Nova Praça Washington Luís”, no entanto, a ocupação da fonte pelas crianças para alívio do calor foi também uma das maiores polêmicas. E poucos dias depois, a fonte já estava novamente fora de funcionamento.

Convite para a reinauguração da Praça Washington Luís (sic) – 2016
Reinauguração da Praça Washington Luiz – Foto disponível na internet – 2016

 

Já em 2017, a Secretaria Municipal de Obras anunciou que estava recuperando as tubulações existentes e que haviam sido obstruídas durante a reforma de um ano atrás, e anunciou a volta de seu funcionamento há pouco menos de um mês. Com jatos mais tímidos, e sem a iluminação característica, o fato não gerou tanta repercussão.

Fonte ligada após manutenção realizada em 2017 – Imagem cedida pela PMV – 2017

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome