A inauguração da Praça

0
Praça Washington Luiz pronta para ser inaugurada - Foto Parodi - 1967

Quem passa hoje na Praça Washington Luiz, na calçada entre a antiga Fonte Luminosa e as antigas corredeiras, encontrará em uma mureta a placa de inauguração da Praça Washington Luiz.

Nesta placa, além do nome da Praça, constam os nomes dos arquitetos que a projetaram, Rubens Carneiro Vianna e Ricardo Sievers, além do órgão e respectivo diretor responsável pela execução do projeto, Renato Luiz de Camargo Penteado.

Placa de inauguração da Praça Washington Luiz

No final da placa, a data de sua inauguração: Dezembro MCMLXVII, ou dezembro de 1967, quase 50 anos atrás. A placa não identifica, no entanto, o dia exato da festividade, o que até agora continua sendo um mistério.

Segundo alguns relatos colhidos pelo grupo que está pesquisando a história da Praça, a festa de inauguração aconteceu no dia 23 (sábado) ou 24 (domingo), e teria contado com uma apresentação da Banda Sinfônica da Polícia Militar de Campinas, e que, inclusive, teria havido um acidente no palanque das autoridades.

Vista aérea da cidade de Valinhos com a Praça Washington Luiz pronta para ser inaugurada – Foto Parodi – 1967

Caso você tenha alguma informação ou lembrança deste episódio, entre em contato conosco pelo e-mail contato@pedefigo.com

 

 

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome