A superação pela arte na APAE Valinhos

0

A pedagoga conta que ele só movimenta o pé esquerdo e com o olhar se comunica.

O atendimento aos assistidos da APAE Valinhos vai muito além do que podemos imaginar. Toda terça-feira, a pedagoga Luciana Palaro promove um projeto social com um dos alunos mais comprometidos, o José Rodrigo Ribeiro dos Santos, um jovem que não é verbal, mas que se comunica com o olhar e com esse trabalho  tem sua auto estima elevada e são explorados os movimentos de psicomotricidade.

A pedagoga conta que ele só movimenta o pé esquerdo e com o olhar se comunica. Quando olha para cima quer dizer sim e quando olha para o canto quer dizer não. “Percebemos que apesar de toda limitação, José Rodrigo tem uma queda para pintura e conheço bem a sua história de vida, o seu contexto familiar hoje vivendo no Aconchego dos Avós”.

Trabalho feito pelo assistido da Apae, José Rodrigo

José Rodrigo tem um comprometimento físico muito sério, mas a sua compreensão é grande. “Percebi que ele gosta de pintar e comecei a incentivá-lo, com o olhar de sim e não ele escolhe as cores que quer pintar, tem muita harmonia nas cores e nos traços e ele fica muito feliz e satisfeito em produzir as telas, eu mesma tenho uma na minha casa produzida por ele e aí percebemos que não existe limite, basta querer”.

Este é mais um exemplo de um jovem que busca superar as dificuldades, com muita força de vontade e acima de tudo comprometimento, tanto dele, quanto das pessoas que o assistem através das terapias de atendimento na APAE.

Fonte: AR2

 




Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome