O próximo concerto será no dia 21 de maio, às 11h, no Teatro Multiuso da Câmara Municipal de Valinhos.

A Orquestra Filarmônica de Valinhos fez na manhã deste domingo (9), no teatro da Câmara Municipal, o segundo Concerto da temporada 2017. Sob a regência do maestro Hebert Oliveira, o grupo apresentou Bachianas Brasileiras nº9, de Villa-Lobos; Concerto para Trompete e Orquestra de Haydn, com participação do trompetista Paulo Ronqui e finalizou o espetáculo com a 5ª sinfonia de Beethoven em dó menor. Ao final da apresentação, os músicos foram aplaudidos de pé pelo público.

O concerto abriu com execução das Bachianas Brasileiras nº 9, de autoria de Heitor Villa-Lobos. O compositor brasileiro, inspirado nas obras de Bach, escreveu um conjunto de nove composições entre 1930 e 1945, cujo nome foi dado em decorrência da inspiração de Villa-Lobos pelo compositor alemão.

As Bachianas Brasileiras nº 9 foram escritas para instrumentos de corda e, bem como disse o regente Hebert de Oliveira antes do inicio do concerto, a maneira como os instrumentos são tocados passa a impressão de que estão em um movimento de perseguição e fuga entre eles.

A segunda apresentação foi o Concerto para Trompete, que contou a com a participação do trompetista Paulo Ronqui, doutor em música pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e professor de trompete na mesma universidade. A apresentação, que uniu Ronqui aos outros músicos, teve momentos de solo do trompetista.

Para finalizar o concerto, a Orquestra Filarmônica de Valinhos apresentou os quatro movimentos da 5ª Sinfonia de Beethoven. Ao término do espetáculo, o público presente aplaudiu, em pé, os músicos da Filarmônica.

Apresentações

O concerto realizado na manhã deste domingo (9) foi o segundo de uma série de oito apresentações que estão agendadas para a temporada de 2017, ano que completa 130 do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos. A próxima está marcada para o dia 21 de maio, às 11h, no Teatro Multiuso da Câmara Municipal de Valinhos.

Foto de Mário Scanholato Neto

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome