Camerata de Cordas da OFV estreia com concerto impecável

0

Grupo é o mais novo projeto da Sociedade Filarmônica de Valinhos

 

Na noite de ontem (04/04), o auditório do Colégio Visconde de Porto Seguro recebeu o concerto de estreia da Camerata de Cordas da Orquestra Filarmônica de Valinhos. Com um bom público, a qualidade técnica do grupo e a descontração do spalla Rodrigo Leitte foram os destaques da noite.

A apresentação fez parte da programação da Semana da Língua Alemã, organizada pelo Colégio, que conta com uma extensa programação cultural que se estende até o dia 08 de abril. Por conta disto, a Camerata escolheu como repertório obras de compositores alemães e austríacos, como Wagner, Beethoven e Mozart, além de obras mais contemporâneas, como as trilhas sonoras da série Game Of Thrones e do filme Madagascar, também compostas por alemães.

Com formação mais enxuta que a Orquestra, e apenas com instrumentos de corda, o grupo é formado por 15 músicos que integram a Sociedade Filarmônica de Valinhos (SFV).

Alto nível artístico, e diversão

O idealizador do projeto foi o violinista Rodrigo Leitte, Diretor Artístico da SFV e spalla da Orquestra Filarmônica. Rodrigo conduziu o concerto de ontem com muita descontração, intercalando com as músicas, brincadeiras com os nomes e histórias dos compositores, que além de divertirem, também informavam o público presente.

“ACREDITO QUE ESTE FORMATO DE APRESENTAÇÃO, INCLUINDO UM POUCO DE HISTÓRIAS, E FAZENDO O PÚBLICO SE DIVERTIR, AJUDA MUITO COM UM DOS OBJETIVOS DA SFV, QUE É A FORMAÇÃO DE PÚBLICO. QUANDO A PESSOA ENTENDE AQUILO QUE ESTÁ OUVINDO, ELA SE INTERESSA MAIS”  FABIO CERQUEIRA, DIRETOR DA SFV.

A qualidade técnica dos músicos também foi percebida e elogiada pelo público presente. Com os músicos empenhados, Rodrigo conseguiu fazer com que os músicos dessem uma interpretação única às músicas.

“O grande diferencial de uma orquestra ou grupo musical é criar uma interpretação própria às peças. O grande músico não é aquele que toca as notas, mas aquele que as interpreta”, completa Fabio

Sociedade Filarmônica de Valinhos

A Sociedade Filarmônica de Valinhos é uma entidade sem fins lucrativos que tem como missão a promoção, difusão e incentivo, junto à comunidade, ao entretenimento e desenvolvimento cultural, atuando na formação e no aprimoramento artístico através do ensino e das performances na área musical.

Para atingir este objetivo, a SFV administra atualmente a Orquestra Filarmônica de Valinhos e, agora, a Camerata de Cordas da OFV. Suas atividades, porém, não devem parar por aí. Estão sendo estudadas as criações do Coral da OFV, e também da Orquestra Jovem de Valinhos, este último voltado à formação de novos instrumentistas na cidade.

Para acompanhar mais informações sobre os projetos, siga a página da SFV no Facebook: facebook.com/filarmonicadevalinhos

Próximos concertos

A próxima apresentação da Camerata de Cordas da OFV acontecerá nas comemorações de aniversário da APAE de Valinhos, no dia 11 de abril, às 20h.

Já a Orquestra Filarmônica de Valinhos se apresentará neste domingo (09/04), a partir das 11h, na Câmara Municipal de Valinhos

Informações pelo e-mail contato@filarmonicadevalinhos.com.br

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome