Cata-bagulho em Valinhos recolhe 112,57 toneladas em sete dias

0

Operação segue até 27 de maio

A operação cata-bagulho Jogue Limpo com Valinhos, que prossegue até o próximo dia 27 de maio, recolheu entre os dias 9 e 17 de abril 112,57 toneladas de materiais descartados pela população. Segundo a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, foram trabalhadas nesse período 1.244 casas em 24 bairros.

-publicidade-

A operação irá percorrer 142 bairros da cidade em 45 dias.  O objetivo é dar oportunidade para a população se desfazer de maneira correta de eletroeletrônicos, colchões, sucatas, garrafas, latas e outros itens fora de uso e que são de difícil descarte.

A coordenadora do cata-bagulho, Patrícia Érika Calegari, disse que a quantidade de materiais recolhidos até agora está dentro da expectativa, com base na quantidade coletada no ano passado, 770 toneladas.

“Estes primeiros bairros têm um número maior de residências, por isso o volume da coleta é sempre superior”, disse.

O cata-bagulho ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, seguindo um cronograma por regiões. Somente no Centro ela acontece em um domingo, dia 27 de maio. A população pode ter acesso aos dias da operação nos bairros no site www.valinhos.sp.gov.br.

Carros de som estarão percorrendo as ruas da cidade sempre um dia antes e no próprio dia da ação para alertar os moradores e estimular o descarte consciente.

Além disso, os moradores serão informados por folhetos explicativos, além de material de divulgação em redes sociais e nos principais veículos de comunicação da cidade, do cronograma de visita aos bairros.

A recomendação é para que as pessoas coloquem os materiais nas calçadas na noite do dia anterior da operação no bairro. O objetivo é evitar que esses objetos e “bagulhos” fiquem muito tempo nas ruas.

Em caso de chuva forte nos dias da operação, a atividade será transferida para o dia seguinte.

Não serão recolhidos entulhos e restos de material de construção, galhos de árvores, lâmpadas fluorescentes e resíduos de processos produtivos de empresas.

            Todos os materiais recolhidos irão para uma área de transbordo, onde serão prensados e posteriormente encaminhados para o aterro sanitário na cidade de Paulínia.

Neste ano, os bairros Parque Valinhos, Fonte Mécia, Frutal e Água Comprida foram incluídos na operação. As regiões do Macuco, Reforma Agrária e Capivari serão atendidas pontualmente, por meio de agendamento através dos telefones 3829-6012 ou 3829-6033. A mesma regra vale para os condomínios da cidade.

            A realização da campanha Jogue Limpo com Valinhos é das secretarias de Obras e Serviços Públicos e da Saúde, em parceria da empresa Corpus Saneamento e Obras Ltda., que fornecerá os quatro caminhões a serem usados, além de motoristas e ajudantes. Ao todo estarão envolvidas na operação cerca de 30 pessoas.

A coordenadora informa que o descarte irregular de lixo, entulho e bagulhos em vias públicas, terrenos baldios e áreas verdes é proibido por lei municipal sob pena de multa.

Fonte: PMV

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome