A área onde foi construída a Praça Washington Luiz pertencia à família Ribeiro. Mais precisamente a Tonico Ribeiro, e Álvaro Ribeiro, este último, fundador do jornal Correio Popular de Campinas. O terreno integrava a chamada Chácara Ribeiro, que era delimitada pelas Rua Silvio Concon, Rua Itália, Av. Onze de Agosto, Av. Francisco Glicério e a recém inaugurada Av. Dom Nery.

Na imagem abaixo projetamos o terreno da antiga Chácara Ribeiro na foto aérea da cidade retirada do Google Maps.

Google Maps

A aquisição do terreno pela prefeitura, por meio de doação, se deu em 1961, pouco tempo após a inauguração da Avenida Dom Nery, criada para facilitar o acesso a Campinas, em projeto que contou também com o alargamento das ruas 12 de Outubro, 07 de Setembro e 15 de Novembro.

Na foto abaixo, podemos ver a grandiosidade da Chácara Ribeiro, no lateral direita, do meio da foto até o corredor de árvores que atravessa a foto, o que hoje é a Av. 11 de Agosto.

1950 – Imagem obtida na internet

Já nesta outra foto, abaixo, temos a Av. Dom Nery, e do lado esquerdo, a Chácara Ribeiro. É possível ver que existia uma casa no local onde hoje se encontra a Praça, e logo abaixo da casa, um pequeno lago. À direita, a Praça Getúlio Vargas, já com um busto em homenagem ao ex-presidente.

Déc. 50 – Acervo de Haroldo Pazzinato

2 Comentários

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome