DAEV Comemora Semana da Água com Plantio de Árvores

0

Ação é Voltada para a Educação e Conservação Ambiental

Em comemoração ao “Dia Mundial da Água”, celebrado em 22 de março, o Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos, em parceria com a Prefeitura, o Consórcio PCJ e a CPFL, promoveu o plantio de mudas de espécies nativas diversificadas.

O evento ocorreu na manhã do último sábado (25), no Centro de Lazer do Trabalhador. Contou com a presença do presidente do DAEV, Pedro Inácio Medeiros, o prefeito de Valinhos, Orestes Previtale, a vice-prefeita, Laís Helena, o presidente da Câmara Municipal, Israel Scupenaro, o presidente nacional do Partido Verde, José Luiz de França Penna, além dos vereadores, Alécio Cau, Gilberto Borges, Henrique Conti, Kiko Beloni, Roberson Salame, Thaísa Bento representando a vereadora Dalva Berto, a Secretária de Cultura e Turismo, Maria Angela Giardelli, Secretário da Educação, Zeno Ruedell, Secretário do Gabinete do Prefeito, Carlos Roberto Tosto, Secretária de Desenvolvimento Social e Habitação, Dulce Maria de Paula Souza, Diretor do Departamento de Prédios Culturais, Fabrício Bizarri, alunos da EMEB Carlos de Carvalho Vieira Braga, e a população do município.

“Embora seja uma cerimonia singela, é muito significativa. Esse plantio é um alerta para a preservação e a recuperação das nossas nascentes e reversas naturais de água. Se cada um de nós conservarmos, vamos conseguir manter as nascentes de Valinhos saudáveis. É importante trabalhar a preservação junto com os produtores rurais, pois a maior parte das nascentes está em propriedades particulares”. Afirma o prefeito, Orestes Previtale.

“Minha missão no DAEV está firmada em dois aspectos fundamentais. Zelar pelo fornecimento de água e tratamento de esgoto, e utilizar do equipamento público para fazer políticas públicas” (Pedro Medeiros, presidente do DAEV).

O Consórcio PCJ e CPFL doaram 300 mudas, das quais, parte delas foi plantada no CLT e o restante será distribuído pelas barragens e cidade. Em relação ao mapa hidrográfico do município, no perímetro urbano existem 600 nascentes, sendo que 80% estão em propriedades privadas e em estado de risco, motivados pelo descuido entorno da própria nascente.

O presidente da Autarquia, Pedro Inácio Medeiros, reforça a importância de se preservar a qualidade da água por meio do plantio de árvores e da vegetação. “Minha missão no DAEV está firmada em dois aspectos fundamentais. Zelar pelo fornecimento de água e tratamento de esgoto, e utilizar do equipamento público para fazer políticas públicas. No meu caso, políticas ambientais. Vamos enfrentar esse importante desafio com muita força para, na parte de políticas públicas, tornar como foco a preservação do meio ambiente e os recursos naturais. Não podemos pensar na água apenas quando se tem algum problema ou a falta dela”.

Os alunos também participaram da atividade. Plantaram mudas de Jequitibá Branco, Pau Formiga e Algodoeiro e depois regaram.

“É preciso despertar desde cedo a consciência ecológica em nossas crianças. Todas as ações devem estar baseadas nessa nova visão de mundo, nova maneira de se relacionar com a natureza. Para isso precisamos diminuir todas as diferenças entre as pessoas. É importantíssimo que, na luta pelo meio ambiente, esteja marcada a luta pela paz. Paz entre as pessoas. Na semana da água, num ato como este, além de preservar, além de melhorar as possibilidades da água e conscientizar, também é necessário melhorar a tolerância e a paz entre nós, para que o mundo também se torne melhor”. Observa o presidente nacional do Partido Verde, José Luiz de França Penna.

Fonte: Imprensa DAEV

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome