Ocupe.Arte:Oca Tattoo

Depois do enorme sucesso da 1º edição do Ocupe.Arte:Valinhos, o projeto retorna em uma edição especial, que acontecerá de 11 a 14 de maio, em uma parceria com o estúdio de tatuagem do tatuador e artista plástico Alan Albertino, o Oca Tattoo Studio.

Além da exposição, que acontecerá em um espaço exclusivo, anexo ao estúdio de tatuagem, que terá a participação dos artistas Alan Albertino, Alexandre Filiage, Amanda Barroso, Andressa Turchesi, Camila Pedrassoli, Nego Nato, Rodrigo Soares e Vinicius Visentini, acontecerão muitas outras atividades no local durante esse período, como o Flash Day de tatuagem e sessão de fotos do projeto Retratos Brasileiros, oficinas de arte, mesa redonda com artistas, debates e muito mais.

-publicidade-

A exposição terá a participação super especial do artista digital e designer gráfico Nego Nato (Renato Nicacio), Santos SP. Renato nasceu com paralisia cerebral e mesmo com todas as limitações físicas, desenvolve trabalhos de ilustração digital e design gráfico no Photoshop, com a ajuda de uma escova de dentes que segura com a boca e pressiona o teclado do computador. Com as ilustrações cria vários produtos, como camisetas, canecas, copos e bonés, que vende na internet. Além disso cria logos e identidade visual para empresas. Além de Nego Nato, outras duas artistas participarão do Ocupe.Arte pela primeira vez, Andressa Turchesi e Camila Pedrassoli.

O objetivo dessas edições especiais do Ocupe.Arte que continua sendo organizada pelo fotógrafo e produtor cultural Tomás Cajueiro e pelo artista plástico e produtor cultural Genivaldo Amorim, é realizar exposições menores, intermediárias, entre as grandes edições do projeto, como a aquela que foi realizada em janeiro último e está programada para voltar a acontecer no início do próximo ano. A proposta dessas edições especiais continua a mesma das edições principais, que é a utilização de espaços alternativos para a exibição e divulgação de arte na cidade. No “Ocupe.Arte:Oca Tattoo” a exposição irá ocupar uma sala vaga em um edifício comercial localizado na avenida Invernada.

Em paralelo, essas edições especiais buscam trazer o – e para o – mundo das exposições, cenários que por razões históricas e culturais desses sempre foram excluídos. Como pode ser o caso da tatuagem. Além da exposição dos desenhos dos tatuadores, no sábado 14, será organizado um Flash Day. Para quem não conhece a ideia é que os quatro tatuadores do estúdio disponibilizem séries de desenhos exclusivos que serão tatuados, a um preço especial, no dia do evento. Você pode escolher um desses desenhos e colocar obra de arte também na sua pele.

Programação:

Abertura: 11 de maio de 2017 às 20h

Visitação da exposição: 12 a 14 de maio das 10h às 20h

Oficina de arte para crianças com Amanda Barroso: dia 12 (sexta) das 14h às 16h
Flash Day (tatuagem): 13 de maio (sábado) das 10h às 22h

Retratos Brasileiros (sessão de fotos): 13 de maio (sábado) das 13h às 17h
Mesa redonda com artistas plásticos: dia 14 (domingo) às 17h

Outras atividades serão publicadas na página do Ocupe.Arte no Facebook

 

“É uma enorme alegria olhar para trás e ver  sucesso que foi o primeiro Ocupe.Arte em janeiro. Motivo de alegria ver que de fato a população de Valinhos tem enorme interesse em conhecer os artistas da cidade. Existe claramente uma necessidade por espaços culturais para que artistas visuais possam expor seu trabalho. Fico feliz por poder contribuir nesse processo, contribuir para que tenhamos soluções viáveis para a crônica falta de espaços expositivos que assola nossa cidade.

Agora, em parceria com mais um comércio da cidade que não só entende essa necessidade, mas também depende da uma forte produção artística na cidade para sobreviver, tenho a felicidade e participar a mais um Ocupe.Arte. Dessa vez em parceria com o amigo Alan Albertino, proprietário do Oca Tattoo e um dos grandes tatuadores da cidade. Feliz por dar essa oportunidade a população de Valinhos de, novamente, conhecer os artistas da cidade. Especialmente feliz por trazer para um estúdio de tatuagem, arte que tão frequentemente é marginalizada, grandes nomes das artes visuais de Valinhos”

Tomás Cajueiro

“O projeto Ocupe.Arte foi criado em janeiro com o objetivo levantar a questão da falta de espaços expositivos na cidade, e apesar da enorme repercussão que a exposição alcançou, se tornando um marco na história da cidade, passados mais de 3 meses, não tivemos nenhuma indicação por parte do poder público de que essa situação irá mudar futuramente. A nossa esperança é que chegue o dia em que possamos fazer o Ocupe.Arte unicamente como exercício conceitual, de explorar esses espaços alternativos pelas suas características diferenciadas, e não mais para falar de falta de espaços culturais na cidade”.
Genivaldo Amorim

Serviço:

Ocupe.Arte:Oca Tattoo

Abertura: 11 de maio de 2017 às 20:00
Visitação de 12 a 14 de maio, das 09h às 20h.
Local: Oca Tattoo Studio de tatuagem
Avenida Invernada, 1923 – sala 22 – Valinhos SP
facebook.com/ocupe.arte.valinhos / facebook.com/ocatattoostudio

Entrada gratuita

OBS. O local não possui acessibilidade para pessoas com limitações motoras e com dificuldades de locomoção (acesso por meio de escada).

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome