Década de 30 – Valinhos antes da PWL

0
Imagem retirada da internet

Nesta foto de 1935, podemos ver no canto direito inferior a pequena porção da Chácara Ribeiro, que mais de 30 anos depois daria lugar à Praça Washington Luiz.

A imagem conta no livro “Fábrica Valinhos 100 anos”, editado pela Gessi Lever na comemoração de seu primeiro centenário, e que conta com um riquíssimo acervo de imagens da cidade.

Para ajudar a localizar o leitor, temos ao centro da foto a fábrica da Gessy Lever, que ocupava uma grande área de todo o perímetro urbano da cidade. Ao fundo temos a estação ferroviária, e acompanhando com o olhar à esquerda, podemos ver as pequenas casas da Rua 12 de Outubro, na Vila Santana.

A grande avenida que corta o centro da cidade um pouco à direita do centro da foto é a Rua 15 de Novembro.

Já a avenida que cruza a foto transversalmente, passando por dentro da fábrica é a Av. Francisco Glicério, que anos mais tarde teria um trecho “engolido” pela multinacional, e passaria a acabar na ainda inexistente Av. Dom Nery.

O terreno murado no canto inferior direito daria lugar à Praça Getúlio Vargas, e logo ao seu lado, surgiria, anos mais tarde, a Praça Washington Luiz.

Abaixo temos um mapa da Chácara Ribeiro em 1939, e a seguir uma sobreposição de imagem do Google Maps, onde podemos ver as modificações sofridas pela Av. Francisco Glicério, o surgimento da Av. Dom Nery e a criação das praças Getúlio Vargas e Washington Luiz

1939 – Imagem cedida por Sérgio Ferrari
1939 x 2017 – Montagem realizada por Sérgio Ferrari

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome