-publicidade-

641 pessoas participaram da enquete no Grupo Pé de Sim Senhor do Facebook

Todo ano, no período de festas do mês de dezembro, a polêmica se estabelece: o sofrimento imposto aos animais com o barulho da queima de fogos.

Na virada do ano de 2017 para 2018 não foi diferente, sendo assim o Pé de Figo fez uma enquete no Grupo Pé de Figo Sim Senhor do Facebook para apurar a opinião das pessoas sobre esta questão e o resultado foi o seguinte:

72% a favor da proibição da queima de fogos

25% contra a proibição

3% declararam não ter opinião formada

-publicidade-

Segundo especialistas, como a audição dos cães é muito mais sensível que a dos humanos, eles sofrem com barulhos extremos. Coração acelerado, salivação excessiva e tremores são indicativos de que algo não está bem. Há aqueles que advertem também para o efeito sobre pássaros, crianças e idosos.

Para outros, há várias maneiras de proteger os animais durante a queima de fogos, o que exige cuidado e muito carinho.

Paralelamente à polêmica, notícias dão conta de que algumas cidades cancelaram a queima de fogos, enquanto empresas já adotam alternativas de fogos sem ruídos ou utilização de efeitos de luzes.

No Pé de Figo, várias pessoas expuseram sua opinião, conforme seguem alguns exemplos:

Enquete no Senado Federal

O site “Ideia Legislativa” do Senado Federal também abriu uma consulta à população sobre a proibição da queima de fogos, com objetivo de alcançar 20.000 apoiadores até o dia 13/04/2018, sendo que toda consulta  ao receber 20.000 apoios, a ideia se tornará uma Sugestão Legislativa e será debatida pelos Senadores. Até o momento a consulta obteve 45.241 apoios.

Diz o texto da consulta no Senado:
“Proibam fogos de artifício COM RUÍDOS (rojões, morteiros, bombas, etc)
Inúmeros problemas são ocasionados como: amputamento de dedos, stress nas crianças autistas, incômodo nas pessoas em leitos de hospitais, mortes, etc. Nos animais causam: desnorteamento, surdez, ataque cardíaco indo a óbito (principalmente aves), atropelamento em razão de fuga, etc.”
Confira em:

https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoideia?id=96952

Veja também: Vereadores rejeitam projeto que proíbe fogos de artifícios sonoros




Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome