Exposição de fotografia “Terra Dourada” é atração no Dia do Índio

0

Os retratos estão instalados no primeiro andar do Shopping Valinhos e instalados até o dia 30 de abril para visitação.

Nesta quarta-feira (19) celebra-se, em todo o Brasil, o Dia do Índio. E no Shopping Valinhos uma exposição de fotografia que retrata tribos indígenas está exposta desde o início do mês e poderá ser visitada, gratuitamente, até o dia 30 de abril.

Nomeado “Terra Dourada”, a exposição é o resultado de um projeto da fotógrafa Bianca Tosto que, para um trabalho de fotografia documental da faculdade, registrou índios pertencentes às tribos Bororó e Jaguapiru, localizadas na reserva indígena de Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Bianca buscou fotografar em forma de retrato com a finalidade de dar ênfase às expressões, aos olhares e às marcas típicas dos traços indígenas. Não foi uma opção da fotógrafa registrar os índios de maneira posada, uma vez que seu objetivo era a espontaneidade.

O processo da fotografia, inclusive, conseguiu ajudar às tribos. De acordo com Bianca, após conhecer melhor a situação vivida pelos índios da região, a fotógrafa conseguiu mobilizar pessoas para que doassem alimentos e roupas às tribos. “Meu objetivo não era somente fotografá-los, mas ajudar de alguma forma”, conta Bianca.

Os retratos estão instalados no primeiro andar do Shopping Valinhos e instalados até o dia 30 de abril para visitação.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome