Instituto PluriCidade realiza evento para se apresentar à sociedade

0

Entidade apresentará objetivos e propostas em evento na Câmara na próxima sexta-feira (2)

 

Na próxima sexta-feira (02), O plenário da Câmara Municipal de Valinhos será palco do lançamento do Instituto PluriCidade. A criação da entidade é o resultado da convergência de desejos comuns de membros da sociedade civil que, movidos pela busca de um equilíbrio entre desenvolvimento econômico e sustentabilidade, se unem para propor um novo modelo de cidade.

O evento, que contará com a apresentação da cantora valinhense Martina Marana, tem como foco principal a apresentação do instituto à sociedade civil e ao Poder Público, com quem seus dirigentes buscam manter uma relação de parcerias para o desenvolvimento das ações propostas. Serão apresentados também alguns projetos que já estão sendo desenvolvidos ou em processo de criação pelo grupo.

 

Os objetivos do PluriCidade

O Estatuto do Instituto define como objetivos deste o desenvolvimento de estratégias e o fomento de práticas voltadas à promoção do desenvolvimento sustentável de forma transversal. Para isto, busca atuar em quatro dimensões, que abarcam todas as áreas sociais definidas na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU: direitos humanos, meio-ambiente, economia e cultura.

 

I – Direitos Humanos: relacionada às necessidades humanas e à promoção de direitos nas áreas de saúde, educação, melhoria da qualidade de vida e justiça, bem como o combate à discriminação de gênero, etnia, orientação sexual e identidade de gênero.
II – Meio-Ambiente: trata da preservação, conservação e conscientização do meio-ambiente, como o fomento de práticas e experiências que vão da reversão do desmatamento, proteção das florestas, das áreas de proteção ambiental (APAS) e da biodiversidade, uso sustentável das nascentes, dos rios e proteção dos biomas brasileiros.
III – Economia: aborda o uso e o esgotamento dos recursos naturais, a produção de resíduos, o consumo de energia e promoção de novas práticas de ecoturismo, consumo consciente, alimentação saudável, comércio justo e economia solidária, bem como o fomento ao empreendedorismo popular, ao empreendedor individual, às micro e pequenas empresas, à agricultura familiar, orgânica e agroecologia.
IV – Cultura: trata do respeito à diversidade, às culturas tradicionais, à arte e ao esporte e ao fomento de práticas e estratégias de valorização da produção cultural local.

 

“Buscaremos propor políticas públicas, sempre em parceria com a sociedade civil, da qual fazemos parte, e do poder público”

 

 

Presidente do Instituto destaca a pluralidade de opiniões

A presidência do PluriCidade está a cargo do professor Danilo Pascoal, um dos idealizares do Instituto, e que assume a responsabilidade de comandar os primeiros passos desta iniciativa arrojada para uma cidade conservadora como Valinhos. Danilo credita esta oportunidade a um projeto que foi desde o início pensado sob três eixos: “trabalho, propostas e soluções”. Afirma ainda que a entidade foi criada “visando não o denuncismo, como muitos grupos fazem, mas identificando problemas e pensando soluções, ou até mesmo pensando em formas de melhorar aspectos importantes da sociedade. Buscaremos propor políticas públicas, sempre em parceria com a sociedade civil, da qual fazemos parte, e do poder público”. Para Danilo, “Uma característica da democracia é a possibilidade de todo juntos construirmos uma sociedade harmônica. Buscamos e continuaremos buscando pessoas e grupos com diferentes visões para trabalharmos em conjunto”.

 

“Buscamos e continuaremos buscando pessoas e grupos com diferentes visões para trabalharmos em conjunto”

 

O gestor cultural Fabio Cerqueira, que participou da criação do PluriCidade, e coordenará o eixo da cultura, ressalta que “é importante que as pessoas tenham a consciência que o PluriCidade é formado por pessoas que divergem em muitas opiniões, mas que buscam neste espaço um ambiente propício para o debate saldável, para que então possam encontrar pontos de união em seus discursos, e assim buscar o desenvolvimento de nossa cidade”. Fabio conta que o que o motivou a entrar para o projeto “foi a ideia de pensar ações a partir de um modelo de cidade. Ações que façam sentido dentro de uma gama de outros projetos, que tem um objetivo final comum, que é uma cidade plural, dos cidadãos e para os cidadãos”.

 

Serviço

Lançamento do Instituto PluriCidade
Data: 02 de junho de 2017
Horário: 19h
Local: Câmara Municipal de Valinhos – Rua Ângelo Schiavinato, 59, Jd. São Luiz, Valinhos/SP

 

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome