A turma que aprende brincando teve uma tarde especial no DAEV 

Na Semana Nacional do Meio Ambiente, O Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos proporcionou aos Lobinhos do Grupo Escoteiro -252 uma tarde de descontração e conhecimento. No último sábado (10), as crianças conheceram a Estação de Tratamento de Águas – ETA II e discutiram a importância e uso responsável da água.

“A criança é a primeira parceira na conscientização, pois ela leva pra casa, aos pais e comunidade a necessidade de colaborar com o meio ambiente, como forma de multiplicar os saberes e, assim, conscientizar outras pessoas sobre o uso correto da água. Nós estamos plantando uma semente muito importante”, destaca o presidente do DAEV, Pedro Inácio Medeiros.

Durante a visita, os 23 Lobinhos (como são chamadas as crianças entre 6 e 11 anos que fazem parte do Movimento Escoteiro) foram conduzidos pela técnica em saneamento, Isabela Flora Trombetta, que explicou todo o processo de tratamento e limpeza da água, divulgando conceitos relacionados ao uso consciente da água e seus múltiplos usos. “Para que a água possa ser consumida, sem apresentar riscos à saúde, é preciso estar potável. De uma maneira bem saudável e dinâmica as crianças aprendem isso”, comenta Trombetta.

O grupo estava acompanhado por três escotistas responsáveis, Claudete, Adolfo e Elaine.

“A visita foi uma experiência única. Nós temos especialidade em Engenharia Sanitária, então agregou muito conhecimento sobre a água. É a primeira vez que conheço de perto como funciona esse sistema. Todos nós ficamos encantados”, afirma a Chefe da Alcateia do Grupo Escoteiro Valinhos, Elaine Gomes Bento.

O Grupo Escoteiro Valinhos é uma organização sem fins lucrativos trabalhando em prol do desenvolvimento da criança e do jovem preparando-os para serem adultos conscientes, responsáveis e participantes na sociedade. Cada Grupo Escoteiro no Estado de SP tem um número de identificação. Em Valinhos há dois: Grupo Escoteiro Valinhos – 252 e o Grupo Escoteiro Azimute -373.

Segundo o Diretor Administrativo do Grupo Escoteiro Valinhos – 252 Robson Moreira “atividades como esta realizada no DAEV vai de encontro com as premissas do Movimento Escoteiro que é trazer sempre atividades atraentes e diversificadas. Tendo, como objetivo principal, levar conhecimento e conscientização, aproveitamos para convidar crianças e jovens entre 6 e 21 anos da cidade, para conhecerem o Grupo”, conclui Moreira.

As atividades acontecem aos sábado, das 14h às 17h, na sede que fica localizada na Av. Joaquim Alves Correa, 3839, próximo a Câmara Municipal.

O DAEV está de portas abertas para agendamento de visitas:

O espaço para conhecer como é feito o tratamento de água do DAEV está aberto a todas as escolas de Valinhos. A unidade de ensino que estiver interessada precisa agendar a visita pelo telefone (19) 2122-4463.

Fonte: Imprensa Daev

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome