Obras de Filiage na Glicério de Campinas ficam prontas em dezembro

0
05/10/2017 - CIDADES - Alexandre Filiage, artista que grafita floreiras que serão usadas no novo projeto de paisagismo da Avenida Francisco Glicério, em Campinas. Foto: Foto Carlos Bassan
O projeto arquitetônico da nova Glicério, que é da arquiteta Maria Rita Amoroso, prevê o plantio de árvores adultas, que serão plantadas em 99 floreiras ao longo da avenida.
A Prefeitura de Campinas marcou para o dia 18 de dezembro a entrega do novo paisagismo da Avenida Francisco Glicério, no Centro, que será formado por 99 floreiras com espécies de árvores como ipês e cássias, que serão instaladas entre as avenidas Francisco Glicério e Aquidabã.
A próxima etapa de intervenções, que incluirá a implantação de boulevards junto das bancas instaladas ao longo da avenida, que serão cercadas com flores e bancos para as pessoas se sentarem, ms isso ainda não tem prazo para começar. Segundo o prefeito Jonas Donizette (PSB), irá depender de recursos que a Prefeitura puder captar por meio de termos de ajustamento de conduta do setor privado.
O projeto da nova Glicério prevê que as bancas atuem como museu de arte urbana. O fundo das bancas, de acordo com o projeto original, serão trabalhados como se fossem outdoors, para a exposição de grafites e a ideia é que elas vendam quadros do artista que estiver expondo naquele mês ou semana.
Ainda há várias intervenções a serem feitas para que o projeto da nova Glicério seja implantado na totalidade. Entre elas está conclusão da limpeza das fachadas e a iluminação dos prédios históricos existentes ao longo da avenida. Até agora, a revitalização incluiu o enterramento da fiação e as novas calçadas, além de novas bancas e paradas de ônibus.
Investimento
O novo paisagismo, que exige investimentos de R$ 338 mil, está sendo financiado por dois Termos de Compromisso Ambiental (TCA) e um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) da construtora MRV, por compensações ambientais na aprovação de empreendimentos.
O projeto arquitetônico da nova Glicério, que é da arquiteta Maria Rita Amoroso, prevê o plantio de árvores adultas, que serão plantadas em 99 floreiras ao longo da avenida. Serão instalados 55 vasos de um metro de comprimento por um metro de largura e 0,75 metro de altura do lado direito da avenida e outros 44 do lado esquerdo. O nome popular dos animais e também o nome científico estarão nos vasos.
As floreiras, em ação, estão sendo grafitadas pelo artista Alexandre Filiage, e a intenção é que comecem a chegar na avenida em novembro e o plantio ocorra no início de dezembro. Jonas informou que será necessário uso de guindaste para colocar as árvores nas floreiras e que esse trabalho será feito durante a noite, para evitar transtornos no trânsito, já que a Francisco Glicério é a principal artéria do Centro.

 

Publicação original de Maria Teresa Costa / Correio Popular / RAC

 




Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome