Ocupe.Arte: Valinhos faz exposição no túnel da Vila Santana

0

passagem || passantes

Com produção do Ocupe.Arte:Valinhos e curadoria de Genivaldo Amorim, Marcel Pazinatto e Tomás Cajueiro, a exposição “passagem || passantes”, tomou para si desde o último sábado o túnel de pedestres localizado próximo à estação ferroviária e que liga o centro à Vila Santana. A nova exposição, que apresenta reproduções de obras de 16 artistas de várias cidades, estados e até do exterior, substituiu a exposição fotográfica que estava exposta lá há mais de um ano. Assim “passagem || passantes” vem para dar prosseguimento a ideia inicial anunciada na inauguração do espaço, quando foi anunciado que a cada dois meses seria montada uma nova exposição no local, promessa que não foi cumprida, nem pela gestão anterior, nem pela atual.

Essa ação tem dois objetivos, primeiro de reativar as exposições no local, por onde passa uma quantidade imensa de pessoas todos os dias, e segundo, como uma continuação das atividades do Ocupe.Arte, visa a promoção de ações que aproximem a arte da população. Serão organizadas conversas, com alguns dos artistas que estão expondo, nas redondezas do túnel. Mais informações e detalhes da programação serão divulgadas na página do facebook do Ocupe.Arte (Facebook.com/Ocupe.Arte). A primeira dessas rodas de conversas acontecerá no domingo dia 24 às 10.30 com a desenhista valinhense Jaqueline Vital. Quem passar pela exposição e tirar uma foto – ou uma selfie – não esqueça de compartilhar a imagens com hashtag #ocupaotunel no Facebook. Serão feitos sorteios de prêmios entre as postagens com a hashtag do evento.

“Durante a montagem ouvimos muito das pessoas que ali passavam principalmente dois comentários, primeiro inúmeros elogios pela iniciativa, seguidos de comentários de preocupação com o fato daquilo ser danificado por alguém, algumas pessoas demonstrando uma preocupação tocante. Para nós do Ocupe.Arte essas reações mostram principalmente que para a maioria das pessoas que passam por aquele túnel todos os dias aquela ação era muito importante para elas. A exposição corre risco, sim, como qualquer trabalho colocado na rua, faz parte da natureza desse tipo de ação, mas o mais importante sem dúvida é fazer, não deixar de fazer porque alguma coisa pode acontecer.”(Genivaldo Amorim)

“Pretendemos com isso trazer a arte para lugares públicos, sair de espaços fechados e levar a arte onde a população está. Aproveitar dos espaços que nós, como cidadãos, pagamos por reformas que depois virem apenas foto no jornal. Espaços que depois de inaugurados caem no esquecimento. Faze-lo, ainda por cima, sem perder qualidade, trazer a arte para a rua mantendo suas qualidades estéticas e poéticas.” (Tomás Cajueiro)

Participam da exposição os artistas:

Ana Massara (Valinhos SP), Anderson Vicentini (Valinhos SP), Claudia Madia (Valinhos SP), Fernanda Russo (Araçatuba SP), Genivaldo Amorim (Valinhos SP), Helena Giestas (Valinhos SP), Jaque Vital (Valinhos SP), Jerci Maccari (Valinhos SP), Leandro Garcia (Natal RN), Lícia Chaves (Valinhos SP), Marta Gehringer (Valinhos SP), Matteo Ferraresi (Turim, Itália), Natalia Moncks (Valinhos SP), Robson Corbano (Valinhos SP), Ronaldo Tomaz (Vinhedo SP) e Vania Camara (Rio de Janeiro).

Ocupe.Arte

O Ocupe.Arte:Valinhos é um projeto cultural independente, criado pelo artista plástico, curador e produtor Cultural Genivaldo Amorim e pelo fotógrafo e produtor cultural Tomás Cajueiro, ambos de Valinhos, e tem o objetivo de produzir projetos de artes visuais que cheguem ao público de maneiras diversificadas, não convencionais, menos elitizada, mas sem que para isso tenhamos que esvaziar as obras dos seus conteúdos. A exposição ‘Passagem || Passantes’ é um exemplo disso, com a arte tomando novos espaços, que ocupa um local público não só para fazer uma exposição, mas principalmente para levantar questões sobre o lugar da arte, que sai dos museus e galerias, superando os confins do privado e chegando ao mais público dos lugares, a rua, ou nesse caso, um túnel que liga uma rua a uma avenida.

Serviço:

Exposição: passagem II passantes

Local: Galeria de Artes do Túnel – Túnel de pedestres ao lado da estação ferroviária de Valinhos

Período: De 16 de setembro a 15 de novembro de 2017 Horário: 24 horas por dia, 7 dias por semana

 




Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome