Orquestra Filarmônica de Valinhos faz apresentação especial na Praça

0
Foto: André Gonçalves | T10 Fotografia

Nova apresentação do concerto ‘Todas as Vidas’ será gratuita e comemorará os 50 anos da Praça Washington Luiz

A Orquestra Filarmônica de Valinhos fará um concerto especial na manhã do dia 26 de novembro, domingo, a partir das 11h, na Praça Washington Luiz, em Valinhos. Sob a regência de Rodrigo Leitte, o repertório contará com composições que fizeram parte da história da música popular brasileira, com obras de Milton Nascimento, Baden Powell, Vinícius de Moraes, Lenine, entre outros.

A apresentação faz parte das atividades em comemoração aos 50 anos da Praça Washington Luiz, idealizadas pelo Pé de Figo, com realização da Prefeitura Municipal de Valinhos, e o apoio de diversas entidades e grupos do município, entre eles a Sociedade Filarmônica de Valinhos (SFV).

Para Jerci Maccari, presidente da SFV, a Filarmônica de Valinhos não poderia deixar de participar da festa, já que a Praça Washington Luiz é um símbolo para a cidade, e a comemoração de seu cinquentenário deve agregar ao máximo possível sua população.

“É importante mostrar que a praça é de todas as tribos, um lugar de congregação, onde a vida social deve acontecer com mais frequência” Jerci Maccari

O repertório escolhido já foi apresentado outras duas vezes este ano, mas nenhuma delas em local aberto, e foi escolhido por ser composto de músicas conhecidas do público em geral, e que remetem ao saudosismo, pertinente para a comemoração do aniversário de uma praça que já foi protagonista da vida social da cidade, e que hoje busca se revitalizar.

O regente

Rodrigo Leitte é nascido em Campinas, e formado no curso de Bacharelado em Música da Faculdade Mozarteum de São Paulo, sendo um renomado e virtuoso violinista.

Em sua carreira destacam-se suas participações na Academia Musicale Chigiana, na Itália, onde participou de máster classes com o renomado violinista Salvatore Accado, e as aulas obtidas na Universidade Mozarteum de Salzburg, na Áustria, com o professor Igor Ozim. Foi também aluno de regência de Olivier Toni, com quem fez inúmeros trabalhos em São Paulo e Minas Gerais. Em 2014 foi convidado pela Orquestra Jovem Camargo Guarnieri a fazer uma série de 10 concertos na Alemanha como solista e spalla, divulgando a riqueza da música orquestral brasileira, retornando em 2015 como recitalista.

Por considerar a música uma força harmonizadora para o indivíduo e para a sociedade, dedica-se intensamente a projetos educacionais que colocam jovens em contato com a música, com o objetivo de vincular a música às atividades cotidianas dos estudantes, e fazer com que seja parte essencial da vida de cada um.

Atualmente Rodrigo é diretor artístico, regente e spalla da Academia de Cordas de São Paulo, e diretor artístico e spalla da Orquestra Filarmônica de Valinhos.

Serviço:

Concerto Especial ‘Todas as Vidas’, com músicas populares brasileiras
Data: 26 de novembro de 2017
Horário: 11h
Local: Praça Washington Luiz
Regente convidado: Rodrigo Leitte
ATIVIDADE GRATUITA




Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome