O que se vê é uma tentativa de reocupação do espaço público, lenta e espontânea.

O Pé de Figo acompanhou, na noite da última sexta-feira (16), a 11ª edição da Batalha de MC’s na Praça Washington Luiz, evento que tem dado nova vida à praça.

A  noite agradável, e, apesar do frio, a ausência de vento era convidativa para um passeio na praça, que  décadas atrás, estaria tomada de valinhenses. Desta vez, o que se vê é uma tentativa de reocupação do espaço público, lenta e espontânea. Alguns food trucks, uma barraca de espetinhos, e o tradicional cachorro-quente garantiam a alimentação do público, que começou a chegar em maior número a partir das 20h, hora em que havia sido divulgada a batalha.

-publicidade-

Algumas famílias se acomodavam em pontos mais próximos aos caminhões de comida, enquanto crianças se divertiam no parquinho, e muitos jovens se espalhavam pela praça, em que muitos pontos carecem de iluminação.

Por volta das 20h30, a maioria dos jovens se reúne próximos ao parquinho, local onde acontece a batalha. Dispõem-se em círculo, onde no centro ficam os MC’s, que se duelam em chaves de “mata-mata”, preparadas previamente pelos organizadores do evento, que coletam os nomes dos interessados em batalhar até poucos minutos antes de iniciarem as atividades.

Os organizadores relembram diversas vezes que ali na roda de batalha é proibido o uso de substâncias ilícitas, bem como o consumo de bebidas alcoólicas por menores de idade. A preocupação vem desde a primeira batalha, já que a cultura é estigmatizada pela sociedade, e a repressão ao evento pode acontecer a qualquer momento.

Segundo o relato de um participante, que não quis se identificar, na edição da semana anterior, minutos antes de começarem as batalhas, Guardas Municipais entraram de carro na praça, saíram com suas armas em mãos, alinharam e revistaram todos os presentes: organizadores, MC’s e público, sob ameaças de tiros de borracha.

Nesta edição, porém, o evento aconteceu sem nenhuma ocorrência, e consagrou o MC VH como vencedor do dia. O prêmio, uma folha de papel com as chaves de confrontos, e seu nome no campo “campeão”.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome