Pés merecem atenção especial no inverno

0

Com cuidados simples, é possível evitar micoses, unhas encravadas e calos

No inverno, nosso corpo merece cuidados especiais. Isso inclui nossos pés, que precisam de um tratamento diferenciado para se manterem saudáveis neste período mais frio. Com o uso constante de sapatos fechados, os pés ficam mais suscetíveis aos problemas da estação, como unha encravada, calos e micoses. Mas alguns cuidados simples podem prevenir esses desconfortos.

A podóloga Lucinéia Saito, da Spés Podologia, em Campinas, explica que é muito importante usar calçados confortáveis. “Nesta época, o pé costuma ficar menos ventilado e mais apertado em sapatos com bicos finos, por exemplo. Esses fatores acabam trazendo alguns desconfortos e problemas para os pés”, destaca.

Para isso, ela orienta que os calçados sejam de um tamanho confortável. Não podem ficar nem largos e nem apertados nos pés. Meias de qualidade também são fundamentais. “As 100% algodão absorvem mais o suor dos pés e reduzem a umidade. Por isso, são mais indicadas”, comenta. “Outra dica é intercalar os sapatos para que possam arejar”, diz.

Outro cuidado importante no inverno é a secagem dos pés, que pode evitar as micoses. “Os calçados deixam os pés em um ambiente escuro, quente e úmido. Isso é ideal para fungos e bactérias. Para amenizar este cenário, após o banho, a pessoa precisa secar o pé totalmente, inclusive entre os dedos. Só depois disso, e de fazer uma boa hidratação, deve colocar meias”, orienta a podóloga Janete Azevedo, também da Spés Podologia. De acordo com ela, a hidratação deve ser feita ao menos duas vezes por dia, preferencialmente, de manhã e à noite. “Uma esfoliação três vezes na semana também ajuda bastante”, completa.

 Fonte: Capovilla Comunicação




Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome