Praça Washington Luiz 50 anos: uma justa comemoração

0

O grande objetivo é o envolvimento de toda a população

 

Em dezembro de 1967, o então prefeito Vicente José Marchiori inaugurava a Praça Washington Luiz, um espaço de convívio e integração para a população da ainda pequena, mas próspera cidade de Valinhos.

Foi uma festa que não se conteve ao dia da inauguração, mas nos anos seguintes o local serviu de ponto de encontro dos moradores que se encantavam com a dança das águas de sua fonte luminosa.

O serviço de som executava os hits da atualidade e as dezenas de autofalantes “corneta”, espalhados pelos jardins da praça, brindavam o ambiente com os sucessos do “Rei” Roberto Carlos, enquanto os munícipes circulavam em torno da praça, homens de um lado, mulheres de outro, num turbilhão de encontros, desencontros e algumas trombadas.

A Praça Washington Luiz é hoje parte integrante da memória dos antigos valinhenses, por sua história e significado, e para as novas gerações, se coloca como um potencial local de convívio, lazer e cultura que esbarra no compromisso de preservá-la e recuperá-la.

Neste ano a Praça completa 50 anos de sua inauguração e, por uma iniciativa do Pé de Figo, com imediato apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, uma série de atividades começa a ser programada.

Quanto maior for a adesão da população, melhor será a conquista do objetivo principal: reverenciar a Praça Washington Luiz como um espaço da população, inclusive para reparar alguns danos dos quais ela foi vítima, tais como a derrubada do pombal, a desativação da fonte luminosa e a fraca iluminação.

É chegada a hora de repensar a ocupação da praça para fazer com que ela volte a ser importante para a vida social da cidade, promovendo interações mais pessoais, e menos virtuais.

Por isso estão todos convidados para o grande abraço que, juntos, daremos na Praça Washington Luiz, simbolizando um marco para seu futuro.




Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome