Prefeito envia à Câmara projeto para criar o Corpo Musical do Município

0

Cada músico terá um auxílio financeiro de R$ 1.000,00 mensais

A prefeitura de Valinhos apresentou nesta terça-feira (03), com pedido de tramitação em regime de urgência, Projeto de Lei  que cria, como Corpo Estável do município, um Corpo Musical com 32 músicos, para “difundir a música, em suas diversas vertentes, em apresentações em Valinhos e em outros municípios.”

A criação do corpo musical é uma demanda dos músicos da cidade desde o início do ano, quando passou a vigorar o novo Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, e a Corporação Musical deixou de receber subvenção pública para a realização de suas atividades.

A Corporação Musical mantinha uma Banda Sinfônica, que se apresentava quinzenalmente no Museu Municipal.

A forma como foi apresentado o projeto, no entanto, suscitou estranhamento em uma parte da comunidade artística, que esteve na Câmara para conversar com vereadores pedindo uma análise mais criteriosa sobre a proposta do executivo.

Isto porque o PL menciona a criação de um corpo musical com 32 integrantes, mas não estabelece se este corpo será uma banda sinfônica, como a da Corporação Musical, deixando brecha para a criação de qualquer outro tipo de formação musical. Além de ser vago quanto à periodicidade das avaliações técnicas dos músicos, e de quem os selecionará.

O projeto acabou não sendo votado nesta sessão, e seguirá o rito normal, tendo um prazo de 15 dias para tramitar nas comissões.

 




Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome