Prefeitura abre inscrição para curso de Manipulação Higiênico-Sanitária de Carnes

0

Atividade é uma parceria ente a Secretaria da Saúde e a Quali Segurança Alimentar, com apoio da ACIV

As inscrições para o curso de Manipulação Higiênico-Sanitária de Carnes, que visa aprimorar o conhecimento referente às boas práticas de manipulação de produtos cárneos, estão abertas. A capacitação é destinada a profissionais ou responsáveis ligados ao ramo de alimentação com manipulação de carnes, como açougues, supermercados, mercearias, restaurantes, lanchonetes e afins.

O curso será ministrado pela nutricionista Bianca Torres Zorzi no próximo dia 13 de julho no Centro de Treinamento em Saúde (CETS), localizado na Avenida Brasil, 144, Vila Santana. Serão disponibilizadas 40 vagas, divididas entre as duas turmas, uma pela manhã, das 8h30 às 12 horas, e outra à tarde, das 13h30 às 17 horas. O custo é de R$ 75 por participante, incluindo material e certificado.

A programação abordará desde a recepção de mercadorias até a exposição para venda, de forma a atender a legislação sanitária e, principalmente, desenvolver competências para a comercialização de alimentos com qualidade e segurança para o consumidor, evitando o desperdício de mercadorias e aumentando a lucratividade das empresas.

A capacitação é uma realização da Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde/Divisão de Vigilância Sanitária, em parceria com a empresa Quali Segurança Alimentar, e conta com o apoio da Associação Comercial e Industrial de Valinhos (ACIV).

As inscrições deverão ser realizadas na sede ACIV, localizada na Rua Vinte e Um de Dezembro, 90 – Centro, telefone 3871-1143.

 Temas abordados:

 – Controle de Qualidade e Boas Práticas de Manipulação;

 – Critérios para: aquisição e recepção de matérias-primas, armazenamento, exposição de produtos e atendimento ao cliente;

 – Conceitos Básicos de Microbiologia de Alimentos;

 – Contaminação de alimentos: perigos físicos, químicos e biológicos;

 – Principais doenças transmitidas por alimentos (DTAs);

 – Contaminação de alimentos X limpeza e higienização;

 – Higiene: pessoal, de equipamentos, utensílios e instalações;

 – Comparativo entre “processo de desossa” e “caixaria”;

 – Processo adequado de descongelamento e armazenamento eficiente

 – Prevenindo perdas na seção.

 Observação: não serão abordados neste curso os processos de preparo e tempero de carnes frescas.

Fonte: PMV

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome