Prefeitura e AutoBan fazem obras de desassoreamento no Vale Verde

0

Segundo informações dos moradores do bairro, há oito anos não se faz a limpeza do canal

            A Prefeitura e a concessionária CCR AutoBan iniciaram o desassoreamento da lagoa localizada na Avenida Arquiteto Clayton Alves Corrêa, no Bairro Vale Verde, em Valinhos. A Secretaria de Obras e Serviços Públicos será responsável pela parte da limpeza do canal, paralelo à Rua Jorge Rezende, que desemboca na lagoa. A conclusão do desassoreamento do canal é de até 15 dias. Já a lagoa, de responsabilidade da concessionária, deve ser concluída em três meses.

            A limpeza do canal, feita por uma escavadeira hidráulica, foi solicitada pela Defesa Civil da cidade, para evitar possíveis enchentes no local, e começou na quarta-feira (11). O trecho compreende em média 800 metros, sendo aprofundado em 1,5 metros com 3 metros de largura. O canal é utilizado para escoamento de águas de chuvas, em sua maior parte proveniente do Bairro Country Club e pela passagem subterrânea da Rodovia Anhanguera.

-publicidade-

            Segundo informações dos moradores do bairro, há oito anos não se faz a limpeza do canal, que é cortado pela aduela (travessia de pequenos córregos), na Rua Nelson Cremasco, encoberta por matos, areia e lama, contribuindo para enchentes. O material retirado do leito é acomodado às margens, para alteamento diminuindo a probabilidade de enchentes no local. Esta obra também é necessária para evitar o assoreamento da lagoa.

         O desassoreamento da lagoa começou oficialmente no dia 2. Os técnicos da AutoBan estimam que a conclusão da obra seja em três meses. A montagem da balsa com escavadeira iniciou na sexta-feira (13), com a presença de 15 funcionários da concessionária. A expectativa é iniciar o trabalho na próxima quarta-feira (18), retirando areia e lama em até 70 centímetros de profundidade.

         O material será depositado nas bordas da lagoa para secar e futuramente transportado para o ‘bota-fora’ licenciado, localizado em Jundiaí.

         Mais obras –  A obra de desassoreamento do córrego no Bairro São Luiz foi concluída, Segundo a Secretaria de Obras e Serviços Públicos está aguardando transbordo do material retirado do leito para área de bota-fora. Esta obra foi solicitada pela Defesa Civil de Valinhos para evitar possíveis riscos à população.

         Já a ponte do Morro das Pedras foi finalizada. Conforme a Pasta, está aguardando somente a colocação de guarda-corpo em breve.

         Em relação à obra no córrego do Bairro Bom Retiro, a Secretaria está erguendo muro, visando à proteção das crianças, que circulam pelo local, contra animais peçonhentos, que possam habitar o córrego e entorno ao lado da escola.

Fonte: PMV

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome