Prefeitura promove Mesa Redonda para debater a Rede de Autismo

0

Evento será na próxima terça-feira (04/04) e vai marcar o Dia Municipal e Mundial de Conscientização

A Prefeitura de Valinhos promoverá no próximo dia 4 de abril uma Mesa Redonda para discutir a Rede de Autismo no município, conscientizar sobre o transtorno neurológico e derrubar preconceitos por ocasião do Dia Municipal e Mundial de Conscientização sobre o distúrbio. O autismo afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo e 2 milhões no Brasil.

A Mesa Redonda, aberta à população, será a partir das 8 horas, na Sala Ivan Fleury Meireles, localizada no Paço Municipal. A programação contará com palestra de Brunno Araújo Nóbrega, psiquiatra infantil do CAPS Infantil (Centro de Atenção Psicossocial), seguida da participação de profissionais das Secretarias de Saúde, da Educação, da Cultura e Turismo e do Desenvolvimento Social e Habitação, além da APAE e da Acesa, apresentando os serviços de atendimento oferecidos no município.

Para o secretário da Saúde, Nilton Tordin, o evento pretende não só informar a população como também chamar a atenção para a importante luta pela conscientização do autismo. “Nossa proposta é incentivar e favorecer a acolhida, o encontro, a solidariedade, mediante atos concretos de apoio, além de promover a efetivação das políticas públicas”, complementou.

Segundo a Secretaria da Saúde, o autismo pertence a um grupo de transtorno do desenvolvimento neurológico, caracterizado por um espectro compartilhado de prejuízos qualitativos na interação social associado a comportamentos repetitivos e interesses restritos pronunciados.

Os sintomas do autismo são agressividade, dificuldades de aprendizagem, dificuldades de relacionamento, deficiências sociais e de comunicação, interesses restritos, fixos, intensos e comportamentos repetitivos. O autismo é único para cada pessoa e apresenta vários níveis, até mesmo pessoas com o transtorno, sem nenhum tipo de atraso mental.

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas em 2007 e no município, por meio da Lei Nº 4.991/2014.

Fonte: PMV

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome