Professores poderão se vacinar contra a gripe a partir da próxima segunda-feira

0

Procura pela dose está baixa entre público alvo

A partir de segunda-feira (8) começa no Valinhos a vacinação contra a gripe para professores das redes pública e privada. Já nesta terça-feira (2) o novo grupo a ser inserido na campanha foi o das pessoas portadoras de doenças crônicas e outras enfermidades que comprometam a imunidade.

A vacina também está disponível para crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto), idosos, profissionais da Saúde, povos indígenas e pessoas privadas de liberdade.

Segundo a Secretaria da Saúde, são 22.653 pessoas pertencentes a esse público alvo no município, porém até o último balanço do dia 27 apenas 4.394 pessoas haviam tomado a vacina, o que corresponde a uma cobertura de 19,40%. A meta mínima exigida pelo Ministério da Saúde é de 90%.

A recomendação da Secretaria da Saúde para as pessoas que ainda não se vacinaram é que não deixem para a última hora, evitando filas. A vacinação é realizada nas 14 Unidades Básicas de Saúde (UBS), no horário de funcionamento. É importante apresentar a carteira de vacinação. A campanha teve início no dia 17 de abril e prossegue até 26 de maio.

No próximo dia 13, sábado, será realizado o dia de mobilização nacional para facilitar e incentivar a imunização. No Dia D, a vacinação estará disponível para todas as pessoas do público alvo nas 14 UBS, das 8 às 17 horas.

A vacina disponível protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no país: A/H1N1; A/H3N2 e Influenza B. Os grupos prioritários devem se vacinar todos os anos, já que a imunidade contra os vírus cai progressivamente. Além disso, o vírus da gripe passa por mutações frequentes. A contraindicação é para quem tem alergia severa a ovo e histórico de reação anafilática prévia em doses anteriores.

Grupo                                  número               doses                   percentual

Crianças                              5.836                     352                         6,03%

Trabalhadores Saúde            2.296                     742                        32,32%

Gestante                              1.061                     139                        13,10%

Puérperas                              174                        65                          37,36%

Idoso                                   13.286                  3.096                       23,30%

Professores e portadores de doenças crônicas ainda não estavam sendo vacinados na data do balanço da campanha

Fonte: PMV

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome