Projeto “Mundo Urbano Valinhos” leva alunos a pontos históricos da cidade

0
Foto: Tomás Cajueiro

Alunos do 7° Ano do Colégio Fundamentum trabalham projeto pedagógico sobre a cidade. 

No último final de semana, o professor Wellington Strabello e os alunos do 7° Ano do Colégio Fundamentum, como parte de um projeto pedagógico, visitaram alguns pontos históricos do centro da cidade.

A caminhada teve a orientação do membro da APHV – Associação de Preservação Histórica de Valinhos, Marcel Pazinatto.

O projeto chama-se Mundo Urbano Valinhos e realizou uma caminhada pelos principais pontos centrais da cidade, trabalhando com fotos antigas e atuais, comparando passado e presente, as transformações ocorridas e cenas cotidianas, tendo como principal objetivo a informação e compreensão sobre a história e a identidade local, no contato com os espaços urbanos.

A atividade ainda passou pela sala da fotografia analógica, que pertence ao Museu Municipal, para explicar o quase extinto e desconhecido processo da fotografia que antecedeu a era digital.

Para finalizar os alunos visitaram a exposição organizada pelo movimento Ocupe.Arte que está instalada dentro do antigo túnel da Cia. Paulista de Estradas de Ferro ( o túnel da Vila Santana ).

O professor Wellington explica que se trata de um projeto pedagógico cujo sentido principal é resgatar a noção de espaço público, de usos da cidade, compreensão de suas dinâmicas, de sua história e geografia.

O “Mundo Urbano Valinhos” teve início no mês de maio e será encerrado em outubro, ocasião em que os resultados serão apresentados na Mostra de Projetos do Colégio Fundamentum, para as famílias.

Entre as atividades desse projeto, os alunos realizaram incursões de ônibus coletivo em diferentes bairros e aplicaram pesquisas para levantar a percepção que os moradores possuem sobre diferentes aspectos do bairro e da cidade.

Ao todo, três bairros foram abrangidos pela atividade: Jardim Bom Retiro II, São Marcos e Cecap e foram levantados os principais problemas sociais e ambientais urbanos, com foco na cidade de Valinhos.




Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome