Jovens ocupam gramado da praça para assistirem às apresentações. Foto: Fabio Cerqueira
-publicidade-

A intenção também é dar voz aos artistas da cidade, que contam com poucos ou nenhum espaço para apresentar sua arte aqui em Valinhos.

Aconteceu na tarde deste domingo (10) a primeira edição do Sarau Praça Nossa, na Praça Washington Luiz. A idealização e organização das atividades ficou totalmente a cargo de jovens artistas valinhenses, e contou com uma série de atividades das mais diferentes vertentes artísticas, como música, artes visuais, teatro, dança contemporânea, zumba, slam, entre outros.

Segundo os organizadores, o objetivo é realizar o sarau uma vez por mês, sempre aos domingos, promovendo a ocupação da praça, a exemplo do que já ocorre nas noites das sextas-feiras, em que a Roda Cultural Batalha de MC’s deu uma nova dinâmica à praça com a apoderamento dela pelos jovens da periferia.

-publicidade-

Alguns dos jovens – que compunham a maior parte do público – que foram ouvidos pela reportagem do Pé de Figo, disseram sentir falta de um espaço público de convivência com opções de lazer. A realização do sarau na Washington Luiz oferece uma opção cultural em espaço público aberto, o que vai ao encontro dos anseios das novas gerações.

A dançarina Tainah Mendes apresenta seu solo de dança contemporânea. Foto: Fabio Cerqueira

Apesar da programação divulgada antecipadamente, a intenção também é dar voz aos artistas da cidade, que contam com poucos ou nenhum espaço para apresentar sua arte aqui em Valinhos. Por isto, o sarau contará sempre com espaços de microfone aberto.

E além do microfone, todos os espaços da praça estão abertos a receber manifestações artísticas espontâneas, como exposições de arte, rodas de violão, oficinas culturais etc.

E o que se viu na praça nesta primeira edição, foi uma sede da população por mais atividades culturais espontâneas, atividades que reúnam as tribos, as famílias, as artes, a natureza. Que congreguem o povo valinhense num espaço público.

O poeta RAS (Douglas Neves) recita sua poesia. Foto: Fabio Cerqueira
Céu Poeta (Jean) recita sua poesia. Foto: Fabio Cerqueira

Segundo os organizadores, o público foi muito maior do que o esperado – ultrapassou a marca de 100 pessoas no horário de pico – , e a expectativa é de que mais pessoas conheçam a iniciativa, e o público vá aumentando a cada edição.

Quem quiser acompanhar as divulgações e informes sobre as próximas edições do Sarau Praça Nossa pode curtir a página no Facebook, que você encontra clicando AQUI.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome