Vacinação contra raiva na zona rural inicia segunda-feira e segue até outubro

0

Três equipes vacinam cães e gatos de chácara em chácara

A campanha de vacinação contra a raiva em cães e gatos Quem Vacina Amigo É! começa na zona rural a partir de segunda-feira (4). O trabalho terá início pelos bairros dos Lopes, Parque Suíça e Contendas, na região da Rodovia Dom Pedro I. Serão três equipes percorrendo as chácaras para imunização dos animais a partir dos três meses de idade.

Segundo a diretora do Departamento de Saúde Coletiva, Carina Missaglia, a previsão é de que as equipes permaneçam cerca de 10 dias nessa região, onde farão também a coleta de sangue de cães para identificação da leishmaniose visceral e darão orientação aos proprietários sobre a doença. A região contabiliza 45 casos positivos de leishmaniose.

Na zona rural, a campanha passará também pelos bairros Reforma Agrária, Macuco, Capivari, Parque Valinhos, São Bento do Recreio, Fonte Mécia, Frutal, Jardim Ribeiro, Vale Verde, Country Club e Joapiranga. A previsão é de que a vacinação vá até outubro.

“A raiva é mortal em praticamente todos os casos, por isso a importância da vacinação para proteção dos animais e também das pessoas que convivem com eles”, disse a médica veterinária Silvia Santaella, da Unidade de Vigilância em Zoonoses.

Zona urbana – Na área urbana, a campanha foi realizada em dois finais de semana (12 e 13, 19 e 20) em 31 postos espalhados pela cidade, atingindo 7.737 animais (6.284 cães e 1.453 gatos). A meta da Secretaria da Saúde é vacinar pelo menos 80 % dos cerca de 15 mil cães e de 2.300 gatos no município.

A vacinação continua permanentemente no posto da Unidade de Vigilância em Zoonoses, na Alameda das Mangueiras, 828, Parque Valinhos, das 8h30 às 16 horas, telefone 3829-2197.

Fonte: PMV

 




Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome