Na manhã deste domingo (26), mais de 150 mudas foram plantadas na Serra dos Cocais 
Cerca de 25 valinhenses subiram a Serra dos Cocais na manhã de hoje para realizarem o replantio de mais de 150 mudas de árvores nativas.
A atividade fez parte do Global Simultaneous Planting  (Plantio Simultâneo Global), que busca concentrar no mesmo dia, ações de reflorestamento em todo o planeta. Em Valinhos, a área escolhida para o plantio foi a Fazenda Shangri-lá, fonte de água mineral do município localizada na serra que separa Valinhos de Itatiba.
“reforçar que em nossa cidade, aqui na Serra dos Cocais, é necessário ter mais árvores e desenvolver o ecoturismo” (Leonardo Pinho)
Leonardo Pinho, presidente da Central de Cooperativas UNISOL Brasil e membro do Conselho Nacional de Direitos Humanos, foi um dos participantes, e destacou que ações como esta são necessárias para “chamar a atenção da população sobre a necessidade de construirmos um desenvolvimento sustentável”. Ressaltou ainda que é importante “reforçar que em nossa cidade, aqui na Serra dos Cocais, é necessário ter mais árvores e desenvolver o ecoturismo”
As mudas foram plantadas numa área de descampado da fazenda, e as plantas, de espécies nativas da região, pertencentes ao bioma da Mata Atlântica.
Matheus Tonon, estudante de Biologia, observa que “dá pra ver pelo tanto de árvore que tem em alguns pontos, e este descampado aqui, que tem algumas áreas que estão precisando muito de reflorestamento”, e reforça a importância de atividades como esta que aconteceram hoje: “a gente não sabe quantas plantas vão vingar aqui, mas é sempre bom pelo menos tentar pra voltar a arborizar o local.”
Com o reflorestamento, a capacidade de absorção de água pelo solo aumenta, o que resulta em maior abastecimento dos lençóis freáticos e nascentes de Valinhos, além de proporcionar uma melhor qualidade de ar e queda nas temperaturas.
 A atividade foi organizada em parceria entre ONG Eco Vida Ambiental (EVA), o Instituro Chico Mendes e a Fazenda Shangri-lá.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome