Valinhos realiza vacinação contra a raiva em cães e gatos neste fim de semana

0

Animais a partir de três meses de idade devem ser imunizados

A Prefeitura de Valinhos dá início neste sábado (12) à campanha de vacinação contra a raiva em cães e gatos Quem Vacina Amigo É! Serão dois fins de semana de imunização em 31 postos espalhados pela cidade, para facilitar aos proprietários de animais. Os animais a partir de três meses devem ser vacinados.

Segundo a Secretaria da Saúde, a expectativa é imunizar cerca de 15 mil cães e de 2.300 gatos. Os proprietários de animais com carteira de vacinação deverão apresentá-la no dia da campanha, para anotação da vacina.

“As vacinas fornecidas pelo Ministério da Saúde são de ótima qualidade e de alta capacidade imunogênica”, disse a médica veterinária Silvia Santaella, da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ).

A veterinária lembra que a raiva é mortal em praticamente todos os casos, por isso a importância da vacinação para proteção dos animais e também das pessoas que convivem com eles.

Valinhos é considerada área livre para raiva canina e felina, mas registra casos frequentes da doença em morcegos, por isso o risco para a disseminação da doença. Em 2016 foram três casos e, este ano, um caso.

“Pessoas que, acidentalmente, tenham contato com morcego devem receber tratamento com soro e vacinação, independentemente do estado de saúde do animal. Já no caso de mordida de cães ou arranhadura de gatos, é feita observação por 10 dias e a pessoa só vai para tratamento se o animal agressor apresentar algum sintoma de raiva”, explicou Silvia.

Segundo a Secretaria da Saúde, este ano foram registrados 141 casos de mordeduras e arranhaduras e 54 morcegos com comportamentos suspeitos foram recolhidos e encaminhados para análise.

Se algum morador encontrar morcego desorientado, em voo diurno, com paralisia, caído ou morto, deve acionar a Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), pelo telefone 3829-2197.

 Locais da Campanha – No sábado (12), a campanha será realizada nos bairros Fonte Nova (escola estadual), Jardim Paraíso (posto de saúde), Jardim Pinheiros (posto de saúde), Parque das Colinas (escola municipal), Parque Portugal (escola municipal e igreja) e Vila Santana (posto de saúde).

Já no domingo (13), a vacinação será nos bairros Bom Retiro (Defesa Civil e posto de saúde), Jardim Universo (escola municipal), Jardim Imperial (posto de saúde), Jardim Maracanã (posto de saúde), Jardim Pinheiros (CLT), Jardim das Figueiras (escola municipal) e São Cristóvão (almoxarifado). A campanha será das 8 às 17 horas e somente na igreja do Parque Portugal o horário será das 13 às 17 horas.

“Os animais que não puderem ser vacinados durante a campanha, por estarem doentes ou outras situações, deverão ser levados posteriormente para receber a vacina na UVZ, que realiza a vacinação gratuita o ano todo”, orientou a veterinária. Também é possível agendar a vacinação na residência em caso de grande número de animais ou se o proprietário não tiver condições de levá-lo até um posto de vacinação.

Os agendamentos devem ser feitos pelo telefone 3829-2197. A UVZ está localizada na Alameda das Mangueiras, 828, Parque Valinhos, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16 horas.

Fonte: PMV




Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome