A segunda edição gratuita do VIVA Inovação de Valinhos mostrou aos participantes a necessidade de empreender e inovar no atual cenário da economia, seja local ou global. Com apoio da Prefeitura, o evento aconteceu na noite de quinta-feira (1º), no auditório do Teatro Multiuso da Câmara. Durante o encontro, que cotou com cerca de 300 participantes, foram debatidos a prática da inovação e a troca de informações entre empreendedores e empresários de Valinhos e de Vinhedo, além da aproximação com o poder público.

“É preciso entender o que é inovar”

Segundo os palestrantes do evento, inovação exige planejamento e atenção aos detalhes. Na palestra “A importância da inovação na nova economia e resultados obtidos na prática quando uma empresa adota a inovação de forma estratégica”, Antônio Barreiros, da Caixa Imóveis, explicou que é preciso entender o que é inovar, que passa necessariamente pela ideia de parceria, comunidade e mudança de mentalidade. Ele reforçou o conceito citando a mudança no atual cenário empresarial, com os bancos online e aplicativos de mobilidade, entre eles a empresa de transporte Uber, que não dispõe de frota própria.

O evento contou ainda com dois painéis, um deles com startups e outro com empresas. Ambos mostraram como funciona a prática de inovar, as dificuldades e as lições aprendidas no caminho, sem esquecer o lado social. “É preciso entender a dinâmica do negócio para ter um modelo viável. É preciso aprender, testar, mediar e corrigir num modelo enxuto”, explicou uma das participantes, Amanda Moré, da Revel, se referindo às aceleradoras. A programação incluiu ainda um networking de qualidade para diferentes projetos.

“É preciso um poder público aliado à inovação”

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Valinhos, Rodrigo Fagnani Popó, defendeu a integração entre o setor público e o privado. “É preciso um poder público aliado à inovação, com mobilização de todos os setores”, afirmou. Segundo ele, Valinhos está na rota da economia atual, com a implementação de programas como o Via Rápida Empresa (VRE), que agiliza a abertura de empresas de baixo risco, reduzindo o processo para seis dias.

Também estiveram presentes no evento o secretário de Indústria, Comércio e Agricultura de Vinhedo, Matheus Galbes, a presidente da Câmara, vereadora Dalva Berto, e vereadores.

VIVA Inovação

O VIVA Inovação teve sua primeira edição realizada em Vinhedo. O objetivo do programa é movimentar o ecossistema empreendedor das cidades de Valinhos, Vinhedo e região.

Fonte: PMV

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário.
Por favor, digite seu nome