Em um ano pandêmico como o que estamos vivendo, as atividades presenciais estão interrompidas nas entidades de atendimento às crianças e adolescentes, no entanto, a maioria delas tem mantido o atendimento remoto às famílias, que são um público que enfrenta vulnerabilidades.
Mediante isso, a ACES, uma ONG que atua com crianças de 6 a 14 anos em situação de vulnerabilidade social na cidade de Valinhos, juntamente com estagiários de psicologia da USF – Universidade São Francisco, desenvolveram uma cartilha psicoeducativa para ser entregue aos pais das crianças atendidas na ONG, visando apoiá-los na dificuldade encontrada em realizar as atividades escolares remotas, pois essa é uma mudança que chegou para ficar.
A cartilha é resultado de um plano de intervenção feita, no primeiro semestre deste ano, por um trio de estudantes da Universidade, que encontrou a ACES através da oportunidade de estágio que a ONG mantém aberta nas áreas de psicologia, serviço social e pedagogia.
Primeiramente os estagiários fizeram pesquisas e entrevistas online com as famílias, onde puderam identificar as dificuldades enfrentadas pelas mesmas, a educação remota/hibrida apareceu como ponto chave nas pesquisas, seguido por um precário acesso a tecnologia e houve até uma dificuldade que apareceu em entender as redes públicas de apoio, como CRAS e CREAS.
Com esses resultados em mãos, os estudantes Thalys Camilo, Thamiris Gonçalves e Jaqueline Cardoso desenvolveram o plano de intervenção em três frentes: a cartilha, um modelo de psicoeducação para entidade e o acompanhamento da disponibilização de computadores, que a ACES se propôs a fazer para as famílias. Uma contrapartida da Instituição para mitigar os efeitos do precário acesso à tecnologia verificado. A ACES também vai imprimir, com o apoio de um patrocinador, as cartilhas e disponibilizar para as famílias atendidas pela Instituição.
A cartilha recebeu o nome: “Dicas e Orientações – Apoio em realização das tarefas escolares de educação remota”.
“Estamos muito felizes e encantados com o desempenho da equipe de estagiários, e com essa ação queremos garantir que a ACES continue fazendo a diferença na vida de muitas famílias, principalmente nesse ano em que as vulnerabilidades têm se acentuado”. Afirma a presidente da instituição Clara Queiroz.


SOBRE A ONG
Criada em 2017, a ACES – Associação Cristã Acolher Cuidar Ensinar Servir, é uma instituição do terceiro setor compromissada no alcance de resultados de impacto no desenvolvimento de crianças, jovens e adultos. A ONG atende crianças e adolescentes de 6 a 14 anos em horários diferenciados do período escolar, oferecendo atividades esportivas, culturais e atividades de reforço escolar. Promovendo também a assistência social a todo o público interessado, combatendo a pobreza e fomentando o desenvolvimento econômico. O objetivo da ONG é proporcionar um ambiente em que elas possam crescer, brincar, aprender, se desenvolver e se tornarem protagonistas de suas próprias histórias.
CONTATO
WatsApp (19)98612 2026
aces.valinhos@gmail.com
Facebook: @aces.valinhos
Instagram: @aces.valinhos


