“131 anos de história no Brasil”
Na tarde de sábado, 7 de setembro, no auditório da Câmara Municipal de Valinhos, Maria José Tordin, uma psicopedagoga apaixonada por literatura e história, especialmente biografias, reuniu amigos e familiares para o lançamento de uma obra que conta a história da Família Tordin, que está na 8ª geração aqui no Brasil.
A autora Maria José, conseguiu fazer um resgate importante da história da família, quando o casal: Sante e Giustina Tordin com cinco filhos, deixou a Itália e veio tentar a sorte no Brasil, período em que país vivia o tempo da monarquia. São 269 páginas de uma leitura agradável, repleta de nomes de pessoas conhecidas e fatos que mostram a evolução desse município.
Como muitos imigrantes os Tordin vieram para substituir a mão de obra escrava, foram para as fazendas de café, e, aos poucos, conhecendo e se situando no novo país até conseguirem comprar suas terras.
Muita pesquisa, descobertas, árvore genealógica das famílias e fatos que também envolvem a nossa cidade e nossa gente, tudo contemplado nesta obra que tem na capa um trabalho da Eliete Tordin, estilo naif, e também com ilustrações de Jerci Maccari.
No lançamento foi montada uma exposição de trabalhos dos artistas e fotos dos saudosos fotógrafos Haroldo Pazinatto e Vinícius Nicolau Parodi.
Prestigiando a tarde de autógrafos os Vereadores: Luiz Mayr Neto e Mauro Penido, Presidente da Associação Abruzo Forte de Valinhos – Franco Pedroco, Presidente da Associação de Preservação Histórica de Valinhos Marcel Pazinatto, Dr, Ruy Meirelles Vice Presidente da APAE, Anélio Zanuchi presidente da Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos, amigos e familiares da autora.
Após execução dos hinos Nacional e do Município, teve a entrada da bandeira da Itália, exibição de um vídeo da chegada dos imigrantes e danças folclóricas do Grupo Vola Vola da Academia Viva Arte.
No seu pronunciamento Maria José Tordin disse que a obra é um livro híbrido, que mistura memórias e também pesquisa e faz referência ao processo migratório investigado dentro do contexto da história do Brasil.
“Foi um trabalho que demandou tempo, mas a pesquisa me levou a conhecer toda a descendência da família de Sante Tordin e Giustina Bottin Tordin, pude ouvir histórias, memórias e relatos, além de ter a oportunidade de conhecer pessoas muito especiais, realmente foi um presente” conclui a autora.
O livro foi custeado pela autora, sem nenhum patrocínio, custa R$80,00 e pode ser adquirido diretamente com Maria José Tordin pelo fone (19) 9.8139-2913
Fonte: AR2
Boa tarde, meu nome é Eduardo Zerio, sou filho de Thereza Gordon Zerio, e sobrinho de Noêmia Tordin, que mora comigo e irá completar 97 anos , neste ano de 2020.
São filhos de Luiz Tordin e Antonieta Ferrari, meus avós., que são filhos Vitório Tordin e Guilhermina Massarutto.
Vi na internet esta matéria a respeito da história da família Tordin em um livro , escrita pela Maria José e resolvi escrever este comentário.
Talvez somos parentes !!! Saudações Tute bonna gente !!