Motoristas que utilizam diariamente a Avenida Antonio Bento Ferraz, no Bairro Country Club, estão sendo surpreendidos com o recebimento de autuações por excesso de velocidade.
Há relatos de que alguns veículos foram flagrados 5, 10 e até 15 vezes acima dos 40km/h, que é a velocidade máxima permitida no local.
A via é usada, principalmente como rota de fuga do pedágio na Anhanguera, mas também por moradores de Vinhedo e Valinhos.
Falta de atenção e confusão com o período em que o radar ficou desligado
Segundo um agente de trânsito (amarelinho) o grande número de infrações era esperado tendo em vista que as pessoas fizeram confusão com o período em que o radar passou a operar, foi desligado e após um tempo voltou a funcionar, além da própria falta de atenção dos condutores, já que há sinalização indicativa do limite de 40km/h e da existência de fiscalização eletrônica.
Prefeitura diz que há sinalização acima do exigido por lei e orienta quanto aos recursos junto à Secretaria de Mobilidade Urbana
Questionada pelo Pé de Figo a respeito da grande incidência de autuações no local, a Prefeitura de Valinhos, através do seu departamento de comunicação, emitiu o seguinte esclarecimento:
SOBRE O QUESTIONAMENTO DOS RADARES – A sinalização no local apontado está instalada em quantidade superior ao que é definido pela legislação. Além das diversas placas indicativas do limite de velocidade, há ainda a informação que indica que aquela via tem controle eletrônico de velocidade.
No que se refere à questão dos recursos, todos os motoristas que não tenham autuação por velocidade nos últimos 12 meses e tenham sido notificados de infração leve ou média podem solicitar a conversão do registro em uma advertência junto à Secretaria de Mobilidade Urbana.
A Prefeitura tem acatado 100% desses casos. Porém, em caso de reincidência, a legislação veda uma segunda conversão pela mesma categoria de infração em período de 12 meses.
É preciso ainda salientar que a definição do imite de velocidade do local foi feita com base em estudos realizados por especialistas em trânsito e levou em consideração critérios exclusivamente técnicos estabelecidos pela legislação brasileira.
A referida via tem movimento elevado de veículos e ainda serve como rota de fuga de praças de pedágio, o que contribui para o intenso fluxo verificado durante todo o dia.
A Secretaria de Mobilidade Urbana salienta ainda que os motoristas que têm respeitado o limite estabelecido no local não estão enfrentando problemas com autuações.
EM TEMPO: Para solicitar a conversão da autuação em penalidade, o motorista deve preencher o formulário que pode ser obtido pela internet, anexar os documentos exigidos e assinar. Após, qualquer pessoa pode protocolar na secretaria de Mobilidade Urbana. Site: Recursos de Multas
Sou usuário e está conversa é uma grande falácia, não havia placas no local, quando teve início, além do mais o radar fica depois da curva impedindo a visibilidade, regra do contra a obrigatoriedade da visibilidade, não houve anúncio de nova política de velocidade com radar e que dia isto iniciaria.
Se existe estudos cadê estes documentos?
Qual o objetivo deste radar? Visto que não há histórico de acidentes que justificasse a colocação do aparelho, a não ser que seria uma possível fuga de pedágio colo a administração deixa bem claro, visto que para ela o pedagio está localizado o município gerando receita para a cidade, e este é o foco principal.
Se é tão necessário porque não foi instalado antes da curva, buscando uma melhor visualização dos usuários, e assim atingindo o tal do objetivos da administração?
Temos um grupo de varias pessoas que tomaram multas no início desta branda trapalhada e elas demonstram que está velocidades aí ditas é outra mentira, todos têm multas entre 45 a 55km horas e não de grandes velocidades, primeiro porque a situação da pista está estado deplorável, não permitindo velocidades acima de 60km, e temos varias lombadas pelo percurso, está pista está abandonada faz muito tempo, que passa por lá ou conhece sabe bem como tudo acontece em dias de chuva.
Radar maldoso, tipicamente estranho, mas estamos à disposição para esclarecer tudo como realmente foi!