A Prefeitura de Valinhos convida os moradores da cidade para a ação ambiental Plantando o Futuro de Valinhos, que marca o Dia da Árvore, em 21 de setembro, e o início da primavera, dia 23 de setembro.
Os moradores podem participar do plantio simbólico de 60 mudas de árvores nativas em cinco praças da cidade, a partir das 8h. Oportunidade para deixar árvores como grande legado às gerações futuras e contribuir para ampliar ainda mais a qualidade de vida em Valinhos.
Depois de plantar as árvores, os moradores poderão ajudar no cultivo, para que cresçam cada vez mais fortes. As dicas para cuidar da espécies vão ser explicadas durante o Plantando o Futuro de Valinhos. “Essa mobilização pelo meio ambiente é muito rica e prazerosa para todos que dela participam. Crianças crescem junto com as árvores e podem acompanhar essa evolução”, afirmou o diretor do Departamento de Praças e Jardins da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, João Damiano.
As mudas serão plantadas no Sistema de Lazer do Jardim São Marcos, na Rua Pastor Antonio Leardine esquina com Rua José Carlos Ferrari; na Praça Renato Luiz Spadaccia, na Rua das Azaléias em frente à portaria da ETE Capuava; no Bosque Chico Mendes, na Vila Bissoto; na Praça Rotary Club, na Rua Francisco Glicério esquina com Rua Ignácio Spadaccia; e na Praça Jardim do Lago, na Rua Felício Perseghete.
“É uma ação que convida todos os moradores a participar de um grande gesto, que é plantar uma árvore. Nós esperamos que essa ação se replique e que os moradores possam contribuir ampliando a área verde na nossa cidade”, disse o diretor do Departamento de Praças e Jardins. “Vamos transformar esse 21 de setembro em um dia de mobilização pelo plantio e cuidado com nossas árvores”, convidou.
Segundo Damiano, moradores interessados em obter mudas podem acionar o Departamento de Praças e Jardins. Ele explicou que projetos de compensação ambiental preveem o plantio de ao menos 30 mil mudas em toda a cidade. “Os moradores podem nos acionar para que possamos destinar a eles mudas que a Prefeitura recebe das compensações ambientais”, comentou.
Nível muito alto
O diretor de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente, Luís Eduardo Mori Brigatto, explicou que o nível de arborização em Valinhos é considerado muito alto, incluindo os fragmentos de mata nativa que existem na cidade. Valinhos tem 1.756 hectares de fragmentos de mata nativa, o equivalente a 1.750 campos de futebol.
Brigatto lembrou que as árvores exercem papel muito importante no perímetro urbano, como a manutenção de temperatura, sombreamento, regulação da umidade do ar, barreira sonora, embelezamento e produção de alimentos para espécies da fauna. De acordo com ele, os moradores podem contribuir para ampliar e manter a arborização na cidade.
“A população pode contribuir de diversas formas, cuidando da árvore em frente à sua casa, evitando podas agressivas, recolhendo as folhas que caem, ajudando a irrigar mudas”, disse o diretor. Ele lembrou que é importante plantar árvores de espécies nativas, adequadas ao local onde serão cultivadas. “As árvores de baixo e médio porte devem ser plantadas sob fiação e as de maior porte em praças e canteiros.”
Damiano disse que Valinhos tem uma grande quantidade de sibipiruna, árvore de grande porte. Tem ainda ainda aroeira-salsa, pata-de-vaca e ipê. Árvores exóticas invasoras também fazem parte da paisagem do Município, mas elas podem provocar desequílibrio ambiental, por isso é importante não cultivá-las.
“Valinhos tem um índice elevado de arborização e em algumas regiões até faltam áreas para o plantio de árvores”, explicou Daminano. Segundo ele, os bairros mais carentes de arborização são Residencial Santa Maria, Residencial Santa Gertrudes, Bairro São Jorge, Jardim Panorama, Residencial Água Nova, Jardim dos Manacás, Residencial Fonte Nova, Residencial Ana Carolina I e II, Parque das Colinas, Jardim Maria Rosa e Jardim Morada do Sol. “Por isso contamos com os moradores, participando da ação Plantando o Futuro de Valinhos e organizando plantios nesses locais onde ele é mais necessário”, apontou.
Serviço
Plantando o Futuro de Valinhos
Dia 21 de setembro – Dia da Árvore
8h Sistema de Lazer do Jardim São Marcos, na Rua Pastor Antonio Leardine esquina com Rua José Carlos Ferrari
9h Praça Renato Luiz Spadaccia, na Rua das Azaléias em frente à portaria da ETE Capuava
10h Bosque Chico Mendes, na Vila Bissoto
11h Praça Rotary Club, na Rua Francisco Glicério esquina com Rua Ignácio Spadaccia
12h Praça Jardim do Lago, na Rua Felício Perseghete
Fonte: PMV