ENTRE NO GRUPO DO WHATSAPP

Se Inscreva para receber noticias todos os dias.
ENTRAR NO GRUPO

O principal portal de notícias de Valinhos

Pé de Figo
ANUNCIE NO PORTAL
Procurar
  • Início
  • TV Pé de Figo
  • Emprego
  • Colunas
  • Agenda Cultural
Leitura: Doria anuncia início das obras da linha de trem Campinas-São Paulo em 2021
Compartilhar
Ah
Pé de Figo
Procurar
  • Inicio
  • TV Pé de Figo
  • Colunas
    • Regional
    • Empregos
    • Agenda Cultural
Seguir
Pédefigo - Seu portal de Notícias em Valinhos e Região .
Pé de Figo > Blog > Destaque Home > Doria anuncia início das obras da linha de trem Campinas-São Paulo em 2021
Destaque HomeNotíciasOutros

Doria anuncia início das obras da linha de trem Campinas-São Paulo em 2021

1 de novembro de 2019 4 minutos de leitura
Compartilhar

Governo espera iniciar operação de linhas para ligar Campinas a São Paulo em 2022

O governo João Doria (PSDB) anunciou na quarta-feira (30) o cronograma com que deseja avançar em dois dos maiores projetos de transporte em São Paulo: o TIC (Trem Intercidades), que deverá ligar São Paulo a Campinas, e as concessões das linhas 7-rubi, 8-diamante e 9-esmeralda da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

Segundo apresentação feita num evento na sede do governo estadual, o plano de Doria é assinar os contratos de obras do Trem Intercidades até janeiro de 2021. O projeto deve ser lançado junto com a concessão da linha 7-rubi, que liga São Paulo até a cidade de Jundiaí.

O discurso vai de encontro ao que disse o secretário de Logistíca e Transportes de São Paulo, João Octaviano Machado Neto, nesta quinta-feira. Segundo ele, o TIC deve iniciar suas operações em 2022.

“Diria que o TIC está nos trilhos (risos). O projeto está andando bem. Questões técnicas e administativas devem ser todas resolvidas até o ano que vem, para que as obras necessárias já sejam iniciadas e para que em 2022 ele esteja implantado”, disse Machado Neto.

Ele fez as afirmações durante o Agenda Limeira, evento realizado pelo ACidade ON e Oceano Azul Eventos, com apoio do Desenvolve SP.

ETERNA PROMESSA

Nos últimos 16 anos, já foram apresentados quatro projetos do tipo, incluindo um do governo federal. Sem estudos aprofundados e garantias de financiamento, os planos nunca avançaram. Até mesmo Doria chegou a prometer em campanha eleitoral uma malha maior do que esta que vem sendo anunciada.

O trecho de trem de São Paulo até Campinas deverá utilizar a estrutura da linha 7; por isso, a concessão dos dois serviços deve ser feita num mesmo pacote. Até o fim deste ano, o governo do estado quer ter em mãos o modelo financeiro que deverá definir este serviço.

A expectativa é que audiências e consultas públicas ocorram até março de 2020. Por este plano, o edital de concessão da linha 7 e de construção do trem até Campinas deverá ser publicado em junho de 2020. O governo espera assinar os contratos em 2021.

Isso não significa, porém, que o serviço já estará disponível nesta data. No caso da linha da CPTM, costumeiramente é preciso ainda um período de transição até a concessão. Já para o Trem Intercidades deverão ser necessárias intervenções e obras nos trilhos que já existem entre Jundiaí e Campinas, hoje concedidos pelo governo federal a trens de carga.

Um modelo que permita também o transporte de passageiros está em desenvolvimento. Além disso, investidores já se preocupam com a necessidade de levar cabos de energia elétrica para alimentar os trens nesse novo trecho. O governo estadual ainda estuda o prazo de obras neste trecho até que o serviço seja entregue.

TRENS

O anúncio do governo prevê o Trem Intercidades com viagens expressas com paradas de 50 km ou 200 km. Os trens deverão ainda ter ar-condicionado, Wifi, serviço de bordo e velocidade acima de 120 km/h.

A pesquisa Origem e Destino do Metrô indica que mais de 65 mil viagens são feitas diariamente desde a região de Campinas até São Paulo pelas estradas paulistas.

A apresentação do governo Doria desta quarta-feira não citou levar os trens até Americana, Baixada Santista e Vale do Paraíba, regiões que seriam originalmente contempladas pelo projeto segundo promessas eleitorais de Doria. (Com Sarah Brito/ACidade ON Campinas)

Publicação original de https://www.acidadeon.com/campinas

TAGGED: Doria, Trem

Receba Notícias todos os dias.

Acompanhe! Receba as últimas notícias diretamente na sua caixa de email.

Ao se inscrever, você concorda com nossos Termos de Uso e reconhece as práticas de dados em nossa Política de Privacidade. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.
Heriberto Pozzuto 1 de novembro de 2019 1 de novembro de 2019
Compartilhar Notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Notícia Anterior Edinho Garcia assume cargo de vereador
Próxima Notícia Contratação de temporários: o que todo candidato precisa saber
Deixar um Comentário Deixar um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANUNCIE NO PORTAL

Entre em contato :

email: contato@pedefigo.com

telefone: (19) 99796 8893

Bem-vindo ao PédeFigo! Seu portal de notícias em Valinhos-SP. Fique atualizado com as últimas informações locais e eventos da cidade e região.

  • Anuncie no Portal
  • Contato
  • Início
  • TV Pé de Figo
  • Emprego
  • Colunas
  • Agenda Cultural

Pé de Figo

Seu portal de noticias online

Celular: (19) 99796 8893
Email: contato@pedefigo.com

REDE SOCIAIS :   

Feito Por:

novo-logo
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?