Em 2019, um grupo de moradores de Valinhos sentiu a necessidade de um espaço que possa estar aberto para a vivência e para a produção cultural.
Formado por educadores das escolas públicas da cidade, artistas e ativistas culturais e sociais de Valinhos, o grupo quer fomentar este espaço cultural para toda a população valinhense, principalmente para a juventude trabalhadora.
Por isso, formamos um coletivo chamado “Espaço Cultural Luis Ferreira”. Com este nome, buscamos homenagear o morador do acampamento Marielle Vive daqui de Valinhos, “Seu Luis”, que foi brutalmente assassinado enquanto participava de uma manifestação do acampamento pelo acesso à água.
Ele é a cara que queremos dar ao nosso espaço: junto com as lutas do povo brasileiro. Ainda estamos em busca de uma sede fixa para chamarmos de “lar”. Por enquanto, faremos uma primeira festa para mostrar a nossa cara e juntar uns trocados para nos estruturarmos melhor. E já contamos com uma programação maravilhosa, para ninguém ficar parado!
Festa
A festa vai ser aberta com uma Oficina de Ritmos Amazônicos Franci Ólive. Nesta edição do Sarau “Mulheres que leem Mulheres” irá se juntar a nós, lendo poesias de mulheres amazonenses.
Depois será a hora de cair no samba com uma roda com a fina flor do samba paulista, ijexás e sambas-enredo. “As minas que toca” também se apresentarão, mostrando que também tem mulher na batucada, com muita música boa, animada, ativista e feminista!
Bloco Bloquete
Finalizaremos com o Bloco de Vinhedo “Bloquete”: depois de animar Valinhos no Carnaval deste ano, o “arrasta multidões” chegará na nossa festa!
Além de tudo isso, não faltará comida para dar muita energia, todas carinhosamente preparadas por nós mesmos: lanche de pernil, lanche vegetariano de carne de jaca(!), pastel, bolos e, claro, cerveja e refrigerante para matar o calor e molhar as palavras!
Vem com a gente!
Neste sábado (7/12). A partir das 16h na Av. Onze de Agosto, 860!
Siga a gente no Instagram e fique por dentro dos nossos projetos @espacoculturaluisferreira
Eu Luizinho Alves fico mui feliz com esses eventos que enriquece a nossa Cidade Valinhos,e parabenizo os organizadores desse evento que tentam ao menos fazer de Valinhos uma cidade mais feliz dando aspecto de uma cidade modelo e é exatamente isso que todos nós merecemos e precisamos.
Abç a todos e Deus abençoe seu final de semana.
O jornal e TV Pé de Figo é mui importante para a divulgação dos acontecimentos que faz fluir coisas boas em nossa Cidade Valinhos.
Parabéns Heriberto Pozzuto