No domingo, 05, ocorre o quarto bate papo ao vivo da série “Falando de Arte”, com Genivaldo Amorim, co-criador do projeto.
O Ocupe.Arte: Conexões, projeto de incentivo à cultura na RMC, segue, em meio à quarentena, com sua programação online.
Nesta sexta-feira (03), será realizada a divulgação do livro “Saliências”, do fotógrafo João Farah, que está disponível na biblioteca virtual do evento. O lançamento será na página https://ocupearte.com.br/saliencias.
No domingo, 05, ocorre o quarto bate papo ao vivo da série “Falando de Arte”, com Genivaldo Amorim, co-criador do projeto. Em 2020, Amorim comemora 20 anos de carreira, passados integralmente em Valinhos. Na live, que acontece às 16h na página do Facebook do evento, o artista plástico fala de sua trajetória.
Já na terça-feira (07), será a realizado o lançamento da série “Eu, artista”, dirigida por Má Ambar. A série de vídeos dá voz à artistas selecionados que, com sua arte, externam seu modo de ver o mundo. O episódio de estreia conta com a ilustradora Cecile Lèllu. O segundo episódio entra no ar na quinta-feira (09), dessa vez com participação da fotógrafa Chris Day.
Quarta-feira (08) é dia do 5° bate papo da série “Falando Arte”. Com o título “Luta contra a invisibilidade: a arte de Sérgio Adriano H e a visibilidade negra na arte contemporânea”, o convidado Sérgio Adriano H, artista contemporâneo, fala sobre sua carreira e o processo de pesquisa pelo qual seu trabalho passa.
Os materiais podem ser acessados gratuitamente no site https://ocupearte.com.br.
Sobre o Ocupe.Arte
Idealizado por Tomás Cajueiro, fotógrafo e gestor cultural, e Genivaldo Amorim, artista visual e curador, o Ocupe.arte começou em janeiro de 2017 com uma exposição coletiva que reuniu 25 artistas em um imóvel emprestado por um casal de empresários da cidade. Entusiastas e profissionais da arte, Tomás e Genivaldo realizaram o evento como um grande alerta para a falta de espaços públicos adequados para exposições na cidade.
Com do sucesso da exposição e percebendo que havia uma demanda grande por arte em Valinhos, Tomás e Genivaldo, então, continuaram o projeto artístico sob o selo “Ocupe.Arte”. Em março de 2019, um projeto que foi muito impulsionado nas mídias e redes sociais teve início: um álbum de figurinhas, ao estilos dos álbuns da Copa do Mundo, com os artistas valinhenses. 200 figurinhas, de 50 artistas, eram trocadas pela população todo final de semana, em praças públicas.
A ideia tinha um objetivo, estreitar os laços entre os artistas da cidade e o público, carente de cultura em uma cidade sem museu, mas serviu para fortalecer ligações sociais.. O objetivo de Tomás e Genivaldo, aliás, com o “Ocupe.Arte” é, além de incentivar a produção e consumo de cultura em Valinhos, e, agora em Vinhedo, render conexões.