O “Manifesto dos Agricultores Contra a Atual Proposta do Plano Diretor” foi entregue ao presidente da Câmara, vereador Tolói, na última sexta-feira (24), para reprovar “veementemente” os trabalhos apresentados pela Comissão de Sistematização quanto à proposta de revisão do Plano Diretor e da Lei de Uso e Ocupação do Solo.
O documento é assinado pelas seguintes entidades da sociedade civil: Associação Agrícola de Valinhos e Região, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, Sindicato dos Produtores Rurais de Valinhos, Associação Cultural Nipo-Brasileiro do Bairro Macuco, Condomínio Agrário Núcleo Capivari e Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Valinhos.
Na ocasião, os agricultores contestaram as justificativas dos vereadores de que a Comissão de Sistematização teria melhorado a proposta de revisão do Plano Diretor inicial enviada pela pela prefeita Lucimara: para a agricultura ficou muito pior, reclamam. Segundo os produtores rurais, a autorização de instalação de indústria é uma ameaça à produção agrícola na região.
“O presente manifesto repudia a proposta apresentada em 09/11/2023, pela Comissão de Sistematização, pois não representa os interesses públicos e coletivos da maioria dos moradores e produtores rurais de Valinhos, inclusive da região que abrange os bairros da Reforma Agrária, Macuco e Capivari”, registra um trecho do documento.
A Comissão de Sistematização da revisão do Plano Diretor é composta pelos seguintes vereadores: Gabriel Bueno (presidente), Alécio Cau (relator), Fábio Damasceno, André Amaral, Thiago Samasso, Mayr e Alexandre Japa.
Confira a íntegra do Manifesto dos Agricultores de Valinhos: