Segundo nota divulgada pelo partido, “é imprescindível que Valinhos tenha uma opção progressista para o enfrentamento à máquina incompetente, reacionária e atrasada que hoje está instalada no Palácio da Independência”.
O PSOL – Partido Socialismo e Liberdade decidiu apresentar candidato próprio a prefeito de Valinhos nas eleições municipais de 2024. Ainda sem um nome definido para ser o cabeça de chapa, o partido integra a Federação PSOL REDE que apresentará também candidatos e candidatas ao legislativo valinhense.
Confira a íntegra da Nota do PSOL sobre a decisão:
“Reunidos no dia 25 de novembro, filiados do PSOL Valinhos deliberaram pela construção de uma candidatura própria ao executivo valinhense. O partido também trabalhará pela articulação de uma chapa combativa para a disputa do pleito eleitoral, tanto no executivo quanto no legislativo do município.
A decisão foi tomada frente à falta de opções progressistas dentre os nomes que já circulam como possíveis candidatos, além de coadunar com o processo de fortalecimento do partido no município. É imprescindível que Valinhos tenha uma opção progressista para o enfrentamento à máquina incompetente, reacionária e atrasada que hoje está instalada no Palácio da Independência.
Necessitamos de uma opção que combine meio ambiente, desenvolvimento social e econômico. Que busque alternativas de geração de renda no âmbito do turismo, da cultura e da agroecologia, setores notavelmente promissores na região, tendo como referência a base comunitária e o protagonismo popular. Temos que aproveitar os nossos recursos naturais e não os destruir com condomínios prisões.
Somos contra a privatização da água e recursos naturais e não aceitamos a nova proposta de plano diretor. Chega de Valinhos voltada aos velhos esquemas de interesse privados das negociatas. Queremos uma Valinhos do público, do participativo, inclusiva que acolhe a todas e todos sem discriminação.
Chega de mascarar problemas sociais evidentes com indicadores generalistas de “qualidade de vida”. Valinhos concentra elevado percentual de população com baixa renda e sem emprego. Pessoas que enfrentam problemas no transporte, saúde e educação. Que sofrem nos deslocamentos diários da região, nas filas da saúde pública, no baixo desempenho escolar de suas crianças e jovens matriculados na escola pública.
Chega de ações de intolerância e apagamentos! Queremos uma Valinhos inclusiva, que acolha as pessoas sem discriminação.
Se pensa como nós, venha ajudar a construir este projeto alternativo. Entre em contato conosco e saiba como participar de nossas reuniões.”