As articulações com vistas ao pleito municipal de 2024 estão em pleno vapor, e tudo indica que as esquerdas estarão divididas, após PSOL e PT apontarem que devem optar por candidaturas próprias à prefeitura de Valinhos.
Seguindo as orientações da direção nacional do Partido dos Trabalhadores, com ênfase na importância das eleições municipais de 2024 para o enfrentamento com a extrema direita, o PT Valinhos realiza, desde o ano passado, plenárias de seus filiados e reuniões do diretório municipal sinalizando que o partido deverá apresentar candidato próprio a prefeito, embora ainda não tenha definido um nome para a disputa.
Ao lado do PCdoB e PV, o PT é integrante da Federação Brasil Esperança, o que significa que estas agremiações formarão chapas unificadas em todo o território nacional.
Os debates internos entre os petistas de Valinhos seguem recheados de divergências, sobretudo quanto ao período em que houve uma aproximação com o governo da Capitã Lucimara (PSD), inclusive com a nomeação, feita pela prefeita, de Thiago Soratto, ex-presidente da legenda e candidato a prefeito em 2020, para o cargo de Secretário de Assistência Social da prefeitura.
Desde a sua fundação em 1980, o PT Valinhos participou praticamente de todas as eleições municipais com chapa completa e, na maioria das vezes, garantiu uma ou duas vagas na Câmara Municipal.
Veja também: