Embora neguem, os vereadores Franklin e Mayr travam uma disputa pela vaga de candidato a prefeito dentro do grupo político que compartilham.
É questão pacífica no meio político de Valinhos a existência, ainda que velada, de uma disputa entre duas correntes da chamada terceira via para definição de quem será o candidato a prefeito nas eleições municipais de 2024.
Justifica-se a denominação de terceira via pelo quadro que aparentemente desponta, até agora, como sendo a polarização mais provável entre a prefeita Lucimara(PSD) e o arquiteto Alexandre Tonetti (União), já que os dois dividiram o pódio do último pleito com a primeira e segunda colocações, respectivamente.
Ouvidos pelo Pé de Figo, Franklin e Mayr adotaram argumentação semelhante e cautelosa: “Eu e o Franklin estamos juntos no mesmo grupo e no mesmo propósito de resgatar a cidade para nós valinhenses”, disse Mayr. Do outro lado, “Não tem disputa. Nós estamos juntos, no mesmo objetivo, no mesmo propósito e no mesmo grupo. Unidos e fortes”, rebateu Franklin.
Num segundo momento, no entanto, Mayr afirmou: “Quanto à política, o grupo vai definir em breve a candidatura”.
À boca pequena, as justificativas de quem defende um lado e outro são as de que agora seria a vez do Mayr, enquanto para Franklin o mérito é o de ter saído na frente.
Luiz Mayr Neto (Podemos) exerce o segundo mandato de vereador, foi presidente do DAEV e vice-prefeito no governo do Clayton Machado (2013-2016). Concorreu ao cargo de prefeito em 2004, eleição vencida por Marcos José da Silva (MDB).
Franklin Duarte de Lima (PL) também está no exercício do segundo mandato de vereador, tendo presidido a Câmara nos anos de 2021 e 2022.
Mayr e Franklin comungam de posturas semelhantes no legislativo municipal. Ambos votaram contra a privatização do DAEV e se colocaram entre os 12 vereadores que aprovaram o novo Plano Diretor.