1ª Marcha Trans acontece em Valinhos nesta terça-feira (30), a partir das 14h, em frente à Prefeitura.
Integrada à mobilização que ocorre em todo o Brasil, como homenagem aos 20 anos do Dia da Visibilidade Trans no Brasil, a 1ª Marcha Trans de Valinhos será realizada nesta terça-feira (30), com início marcado para as 14h, em frente à Prefeitura.
Sob o tema “Transbordando Vida e Direitos para 2024”, o ato organizado pela comunidade trans de Valinhos objetiva denunciar que, em 2023, 145 pessoas foram assassinadas no Brasil, 14 a mais que em 2022.
Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (29), Dia Nacional da Visibilidade Trans, pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais – Antra. Do total das mortes, 136 eram travestis e mulheres trans e nove homens trans e pessoas transmasculinas. A Antra ressalta que o número de assassinatos pode ser maior, por causa da escassez de dados oficiais sobre violência contra essa população.
O Brasil é o país que mais mata pessoas trans no mundo pelo 15º ano consecutivo, e, com 19 casos, São Paulo lidera o ranking dos estados com mais assassinatos de pessoas trans.