ENTRE NO GRUPO DO WHATSAPP

Se Inscreva para receber noticias todos os dias.
ENTRAR NO GRUPO

O principal portal de notícias de Valinhos

Pé de Figo
ANUNCIE NO PORTAL
Procurar
  • Início
  • TV Pé de Figo
  • Emprego
  • Colunas
  • Agenda Cultural
Leitura: Reflexões sobre o troca-troca partidário em Valinhos
Compartilhar
Ah
Pé de Figo
Procurar
  • Inicio
  • TV Pé de Figo
  • Colunas
    • Regional
    • Empregos
    • Agenda Cultural
Seguir
Pédefigo - Seu portal de Notícias em Valinhos e Região .
Pé de Figo > Blog > Agenda Cultural > Reflexões sobre o troca-troca partidário em Valinhos
Agenda CulturalColunasCulturaDestaque HomeNotíciasOutrosRegionalValinhos

Reflexões sobre o troca-troca partidário em Valinhos

10 de abril de 2024 5 minutos de leitura
Compartilhar

Por Léo Pinho

A janela partidária acabou na última semana. Em nossa cidade, faltando apenas seis meses para as eleições, 76% dos vereadores mudaram de partido. Sabe aquele seu voto na eleição passada? Ficou no passado.

Até o momento, dos pré candidatos a prefeito, 50% trocaram de partido para a disputa de 2024. Inclusive, esse troca-troca se deu para outros partidos com posicionamentos políticos totalmente contrários ao de seus partidos anteriores. Isso tem o sentido de um transformismo eleitoral para vender “uma nova imagem” ao eleitor. Vamos cair nessa?

Traduzindo: eu e você votamos em um candidato vinculado a um partido porque era o que queríamos para Valinhos e agora, para a próxima eleição, esse político simplesmente trocou o partido em que estava e agora está em outro partido. Trocam partido como quem troca de roupa. Isso revela a infidelidade partidária como regra.

Os partidos políticos cumprem um papel fundamental no fortalecimento da democracia, pois expressam as posições, as ideologias e as vontades de representação política dos cidadãos. Os partidos fazem valer o Artigo 17 de nossa Constituição Federal e a Lei nº 9.096, de 19 de setembro de 1995, alterada pela Lei nº 11.459/2009.

Vejam só: quanto mais os posicionamentos partidários são fortes e claros, mais transparente é para o eleitor esses posicionamentos sobre importantes temas e, assim, ele pode decidir o seu voto e fazer valer a sua visão de mundo. Agora, quando os partidos são apenas instrumentos de projetos pessoais e o troca-troca rola solto, o eleitor, a cada eleição, vê apenas marketing político. Aí o que acontece é que, se uma pesquisa eleitoral indica uma onda maior de votos para a esquerda, ou uma onda maior de votos para a direita, o candidato simplesmente se traveste e muda de partido, e com isso ludibriar a vontade popular, pretendendo ser algo apenas naquele momento para ganhar votos.

Não podemos mais aceitar essa prática! Muitos elogiam o modelo americano, canadense, europeu ou mesmo o de países de nossa região, como Chile e Uruguai. Em todos eles os partidos expressam claramente o posicionamento ideológico/político e os candidatos são a expressão do mesmo.

A fidelidade partidária é a expressão da transparência e do compromisso dos políticos eleitos com as diretrizes, ideais e programas de seus respectivos partidos. A fidelidade partidária é garantia da coesão e a eficácia dos partidos políticos, para manter a estabilidade do sistema político e a transparência política com os eleitores. A fidelidade partidária é a possibilidade de o eleitor saber que o projeto político que ele votou é o que, por compromisso ao partido, o seu candidato irá implementar.

Infelizmente, o que estamos assistindo em Valinhos nesse cenário em que a mudança de partido no legislativo chegou a inacreditáveis 75% e, para os pré candidatos a prefeito, chegou a 50%, é o contrário do que se almeja. Para a população levar a sério a política, precisamos de mais fidelidade partidária e compromisso com valores, visões de mundo e modelo de implementação de políticas públicas. Apenas assim a vontade popular expressa nas urnas pode ser mantida e garantida.

E você? Já conferiu se o político em que votou segue no programa de partido em que votou?

Leonardo Pinho (Léo), com trajetória de militância no Partido dos Trabalhadores, já foi Secretário da Juventude do PT e Presidente do PT Valinhos. Com atuação na sociedade civil já foi Presidente da Central de Cooperativas Unisol Brasil (2015 – 2023), Presidente do Conselho Nacional de Direitos Humanos (2019/2020 e 2022/23), Vice Presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CONDEPE – 2013/14), Presidente da Associacao Brasileira de Saúde Mental – Abrasme (2020/2022) e Diretor de Promoção dos Direitos da População de Rua/Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania do Governo Lula (2023).
TAGGED: Democracia, Eleições 2024, Léo Pinho, Partidos, Política, Vereadores

Receba Notícias todos os dias.

Acompanhe! Receba as últimas notícias diretamente na sua caixa de email.

Ao se inscrever, você concorda com nossos Termos de Uso e reconhece as práticas de dados em nossa Política de Privacidade. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.
Heriberto Pozzuto 10 de abril de 2024 10 de abril de 2024
Compartilhar Notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Notícia Anterior PDT comunica que Alécio Cau não terá legenda do partido para ser candidato
Próxima Notícia População e Servidores juntos pela saúde pública de Valinhos
Deixar um Comentário Deixar um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANUNCIE NO PORTAL

Entre em contato :

email: contato@pedefigo.com

telefone: (19) 99796 8893

Bem-vindo ao PédeFigo! Seu portal de notícias em Valinhos-SP. Fique atualizado com as últimas informações locais e eventos da cidade e região.

  • Anuncie no Portal
  • Contato
  • Início
  • TV Pé de Figo
  • Emprego
  • Colunas
  • Agenda Cultural

Pé de Figo

Seu portal de noticias online

Celular: (19) 99796 8893
Email: contato@pedefigo.com

REDE SOCIAIS :   

Feito Por:

novo-logo
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?