“Na última semana, os servidores públicos e a população conseguiram pressionar o Governo da Prefeita Lucimara e sua base de vereadores, evitando a criação de 40 cargos comissionados, que seriam distribuídos para seus apoiadores. Ainda assim, foram aprovados 12 cargos, um verdadeiro absurdo e falta de respeito com o dinheiro público.”
Uma Comissão de Servidores da Saúde e da Assistência Social da Prefeitura de Valinhos divulgou, nesta quarta-feira (10), uma Carta Aberta conclamando a população a somar forças na luta pela valorização dos servidores e, consequentemente, pela melhor qualidade dos serviços prestados aos cidadãos e cidadãs valinhenses.
Confira a íntegra do documento:
❝Prezado cidadão(a) valinhense,
Na última semana, os servidores públicos e a população conseguiram pressionar o Governo da Prefeita Lucimara e sua base de vereadores, evitando a criação de 43 cargos comissionados, que seriam distribuídos para seus apoiadores. Ainda assim, foram aprovados 12 cargos, um verdadeiro absurdo e falta de respeito com o dinheiro público!
Neste mesmo período, servidores da saúde e da assistência social de nosso município tentaram uma negociação com a Prefeita Lucimara, em busca de uma revisão justa de seu salário base e melhores condições de trabalho. Ao contrário do ocorrido com os comissionados, não houve êxito. Alegou-se falta de tempo para estudo do impacto de tal mudança no orçamento do município. Na verdade, sabemos que faltou vontade política.
Diferente dos comissionados, os servidores públicos de carreira são selecionados por concurso e não dependem da indicação deste ou daquele político. São estes servidores que garantem o atendimento continuado à população, independente de quem for o Prefeito ou Prefeita, fato essencial para garantir o vínculo entre os profissionais e os usuários da rede.
A cidade vive uma crise no atendimento de saúde e da assistência social, como todos podem observar na UPA, UBS, CRAS e outros serviços do município. Isso porque os salários são baixos em comparação aos municípios da região, o que tem motivado a saída de profissionais, prejudicando diretamente a população. Uma solução proposta pela gestão, a terceirização da contratação desses profissionais, pela empresa Cismetro, além de mais cara, não garante melhores condições aos trabalhadores contratados, resultando novamente na alta rotatividade dos profissionais e no não preenchimento das vagas disponíveis.
Além disso, nestes mesmos serviços, faltam recursos para prestação do atendimento aos munícipes. Itens básicos como papel higiênico, papel toalha, copos para água e outros materiais de consumo diário, com frequência estão em falta.
Agora é hora de unirmos nossas vozes e agirmos em prol daqueles que estão na linha de frente, lutando diariamente para garantir o bem-estar e a saúde de nossa comunidade: os servidores públicos municipais!
É inaceitável que aqueles que tanto se esforçam para cuidar da população enfrentem condições precárias de trabalho e salários que não condizem com sua importância para a sociedade. Precisamos agir em defesa de nossos servidores, só assim conseguiremos manter um quadro de profissionais completo e qualificado.
Junte-se a nós nesta luta! Siga nosso instagram @sos_susesuas_valinhos Sua voz é poderosa e juntos podemos fazer a diferença!
Estamos em ano eleitoral. Procure conhecer de perto quais são as ações realizadas pelo seu candidato. Não fique apenas com as promessas, pois eles são temporários e, nós podemos ser permanentes para vocês!
Atenciosamente,
Comissão de Servidores (as) da Saúde e Assistência social da Prefeitura de Valinhos❞