Os diretórios municipais dos partidos PT, PSOL, Rede, PV e PCdoB anunciam a realização de uma Plenária das Federações Valinhos, no próximo dia 27 de abril, para assinatura da carta compromisso das pré-candidaturas de Léo Pinho (PT) a prefeito e Débora Lopes (PSOL) vice.
A Federação PSOL / Rede Sustentatibilidade publicou nesta sexta-feira (20) uma nota comunicando a decisão de caminhar junto na eleição municipal de outubro com a Federação PT / PV / PCdoB.
Confira a íntegra do documento:
Em reunião realizada no dia 13 de abril, membros dos diretórios do PSOL e da REDE SUSTENTABILIDADE Valinhos debateram a conjuntura municipal visando a preparação da Federação PSOL-REDE para as eleições municipais de 2024. O pré-candidato a prefeito LÉO PINHO, do PT, também esteve presente na reunião para dialogar sobre sua história política e propostas para a cidade.
Na ocasião, ficou evidente o descontentamento de ambos os partidos com os direcionamentos do quadro de pessoas que tem assumido o comando de Valinhos, com ações pautadas na distribuição de cargos comissionados em troca de apoios que sustentam práticas irregulares e autoritárias, abrindo brechas para as aprovações de leis de intere sses, no mínimo, questionáveis, como são os casos do novo Plano Diretor e da lei de parcelamento de solo que estabelecem expansão urbana sobre nossas áreas verdes e rurais, da agricultura familiar e da privatização do DAEV. TODAS essas leis estão na contramão da tendência mundial para diminuir o aquecimento global e a reestatização dos serviços de água e esgoto.
Descontentamento também com a postura autoritária que vem sendo praticada nas votações da Câmara Municipal e nas decisões das secretarias municipais, além de críticas à distribuição do jogo de politicagens e de apoios eleitorais visando o pleito deste ano, muitas vezes na contramão de valores que os candidatos dizem trazer consigo, com uma disputa concentrada nos campos da extrema-direita, evidenciando a disputa pelo legado bolsonarista por parte dos pré-candidatos mais bem cotados para assumir a prefeitura nos próximos 4 anos.
Por este motivo, os partidos que compõem a Federação PSOL-REDE SUSTENTABILIDADE reafirmam o compromisso com a composição das federações progressistas na cidade, apoiando o pré-candidato a prefeito LÉO PINHO, e indicando a servidora pública, professora e líder sindical DÉBORA LOPES para compor a chapa como pré-candidata a vice-prefeita, compreendendo que essa é a solução para a promoção de reais POLÍTICAS PÚBLICAS para uma Valinhos socialmente justa, economicamente viável e compatível com o meio ambiente ecologicamente equilibrado.