Por Fabio Cerqueira*
Na comemoração de mais um aniversário de Valinhos, nos pegamos imaginando como demonstrar o nosso amor por nossa cidade sem cair no vazio de um letreiro com frase de efeito, produto de marketing às vésperas da eleição municipal.
Sim, nós todos amamos Valinhos, mas queremos mais!
Nós amamos Valinhos, mas queremos dizer que não nos bastam as matérias publicitárias que, de forma suspeita, classificam esta terra como uma das melhores cidades brasileiras para se viver, e tantas outras formas de maquiar todos os problemas que sabemos que existem.
Nós amamos Valinhos, mas queremos saber quais as soluções para as longas filas de espera para exames e procedimentos de saúde, para as precárias condições das salas de aula nas escolas municipais e para o caos no trânsito por absoluta falta de planejamento.
Nós amamos Valinhos, mas queríamos que a cidade tivesse a maturidade suficiente para exigir respeito aos servidores municipais, transparência nas atitudes dos governantes e abertura das instâncias de decisão, tanto no executivo quanto no legislativo, em busca do mais amplo incentivo à participação popular, a fim de que a população alcance a plenitude de cidadãs e cidadãos artífices da construção do seu desenvolvimento.
Nós amamos Valinhos e, diante das eleições para prefeito e vereadores que se aproximam, queremos explicações sobre a aprovação do Plano Diretor, escancaradamente contrário aos apelos da sociedade, na medida em que autoriza o avanço da expansão urbana sobre a zona rural, ameaça a agricultura, desafia a natureza, desrespeita a nossa história e coloca em risco os mananciais da Serra dos Cocais, essenciais para a vida.
Nós amamos Valinhos, mas será que a amam os membros do poder público? Afinal de contas, a quem eles representam? Ao povo trabalhador que aqui nasceu ou adotou a cidade para viver ou aos pequenos grupos de empreendedores imobiliários que, no afã do lucro a qualquer preço, confundem desenvolvimento com destruição?
Sim, nós todos te amamos, Valinhos. E lutamos para que possamos tantas outras vezes te desejar um feliz aniversario!
*Fabio Cerqueira é gestor e produtor cultural, Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUC-Campinas, Especialista em Cultura e Educação pela FLACSO Brasil e Mestrando no Programa de Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da Unicamp. Presidente do PSOL Valinhos.