O professor da rede pública estadual, Gabriel Pianelli, entregou, nesta segunda-feira (27), uma Carta Aberta à Assembleia Legislativa de São Paulo na qual pedem aos deputados “que direcionem os seus olhares para o nosso município a fim de que nenhum tipo de atrocidade a mais venha ser aplicada a nossa população”.
O documento questiona as propostas de revisão do Plano Diretor e da privatização do DAEV encaminhadas à Câmara Municipal pela prefeita Lucimara (PSD) e aprovadas pelos vereadores.
“Suplico aos deputados e deputadas para que entrem em contato com o executivo local a fim de cobrar esclarecimentos a respeito das propostas e, em caso de irregularidades, acionem as medidas necessárias junto ao Ministério Público Estadual”, diz um trecho da carta.
Na assembleia legislativa paulista, o professor foi recebido pelos deputados Marina Helou (Rede), Eduardo Suplicy (PT) e Carlos Giannazi (PSOL), que receberam em mãos a Carta Aberta em Defesa de Valinhos e outras missivas dos alunos da E.E. Prof. Rita de Cássia da Silva, de Campinas.
Confira o documento na íntegra:
CARTA ABERTA À ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SÃO PAULO
No dia 28 de maio o município de Valinhos completa mais um aniversário, no caso, a Capital do Figo Roxo completará 128 anos. Embora seja um momento festivo, o município vem passando por um grande período de insatisfação política que envolve o Poder Legislativo e Executivo, que se arrasta há doze anos.
Portanto, venho humildemente, na condição de professor, por meio desta carta à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, externar o sentimento da população valinhense em relação às ações do Poder Público.
Mais precisamente, no ano passado a Prefeitura de Valinhos apresentou dois projetos polêmicos à Câmara Municipal de Valinhos. A primeira proposta apresentada pelo executivo, tinha como objetivo a privatização do Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos (DAEV), uma autarquia presente no município desde 1970, portanto, operando há mais de cinquenta anos.
A segunda proposta apresentada foi a revisão do plano diretor de 2023, na qual promoveu a expansão do perímetro urbano sobre a Serra dos Cocais, uma região do município rica em nascentes e com uma grande biodiversidade, e sobre os bairros do Macuco e Vale Verde, ambos historicamente importantes no ramo da fruticultura valinhense.
Desta forma, interpelo aos deputados e deputadas, para que direcionem os seus olhares para o nosso município a fim de que nenhum tipo de atrocidade a mais venha ser aplicada a nossa população.
Também suplico aos deputados e deputadas para que entrem em contato com o executivo local a fim de cobrar esclarecimentos a respeito das propostas, e em caso de irregularidades, acionem as medidas necessárias junto ao Ministério Público Estadual.