Com os postulantes a prefeito de Valinhos já definidos, resta agora aos partidos completar a composição das cinco chapas que dipustarão as eleições municipais de 6 de outubro.
De 20 de julho a 5 de agosto, partidos e federações poderão realizar convenções partidárias para deliberar sobre coligações e escolher candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.
Após a definição das candidaturas, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral.
Em Valinhos, as articulações políticas se arrastam desde o ano passado e tudo indica que a disputa do cargo de prefeito ocorrerá entre 5 postulantes, menos da metade dos 11 candidatos que se enfrentaram em 2020.
Até o momento, são tidas como definidas as vagas de vice-prefeito em três das chapas concorrentes: Mauro Penido (Progressistas), com Alexandre Tonetti (União Brasil); Débora Lopes (PSOL), com Léo Pinho (PT); e Ernani Andrade (Novo), com Lineu Bueno (Novo).
Aguarda-se, para os próximos dias, a definição dos companheiros de chapa dos candidatos Lucimara Godoy (PSD) e Franklin Duarte (PL). Para a Capitã Lucimara, que busca a reeleição, correm especulações de que os nomes para a vaga de vice-prefeito giram em torno dos vereadores Rodrigo Toloi (MDB) e Alécio Cau (PSB), além do ex-prefeito Clayton Machado. Já o ex-presidente da Câmara, Franklin, tenta administrar a disputa entre os postulantes vereadores Mayr e Mônica Morandi, a ex-vice-prefeita Lais Helena, o atual vice-prefeito, Major Rocco e o ex-vereador José Aparecido Aguiar.