Comandada pelo jornalista Bruno Marques, o Jornal Terceira Visão realizou nesta quarta-feira (17) mais uma rodada das entrevistas dos pré-candidatos a prefeito de Valinhos. Lineu Bueno (Novo) foi o convidado desta vez e começou revelando que, nascido em Campinas, passou sua infância em São Vicente e mais tarde veio para Valinhos morar na Vila Gessy.
O pré-candidato do Partido Novo atualmente mora no Recreio dos Cafezais, onde cultiva um orquidário, mantém um pomar e cria galinhas. Gosta de livros, filmes, séries e teatro, joga tênis quatro dias por semana, faz caminhadas e anda de bicicleta.
A sua crença na busca permanente de igualdade para todos o fez buscar a política como forma de atuação, depois de ter vivido muitas experiências de participação em diversas associações da sociedade civil.
Sobre a transformação do DAEV em sociedade anônima proposta pelo atual governo municipal e aprovada pela Câmara de Vereadores, Lineu afirmou ser favorável à privatização desde que traga benefícios para a população. Ele, no entanto, não concorda com o que fizeram com o DAEV, já que o órgão hoje não é mais nem público, nem privado. “Eu adotaria o regime de concessão por tempo determinado, para redução dos custos da operação e diminuição das tarifas”, argumentou.
Confessou que um dos motivos que o levaram a ingressar na política, foi o processo de discussão da revisão do Plano Diretor, quando tanto o executivo, quanto o legislativo, realizaram inúmeras audiências públicas para ouvir a sociedade, porém pouco se ouviu e quase nada do que a populaçao queria foi aplicado.
Denunciou a situação precária do atendimento e a falta de equipamentos na área da saúde, com filas de espera para exames e cirurgias. “Há um descontentamento generalizado na cidade, pois com um orçamento de R$ 20 milhões destinado à saúde por ano, daria para ser feito um excelente trabalho”, disparou.
O pré-candidato ainda abordou os problemas da educação na rede pública, destacando que o IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica está estagnado há 10 anos, com professores mal remunerados e sem condições adequadas de trabalho.
O Partido Novo realizará convenção no próximo sábado dia 20 de julho para homologar Lineu Bueno como candidato a prefeito, tendo Ernani Andrade como vice-prefeito, além de oficializar a chapa de vereadores.
O Jornal Terceira Visão prossegue com a série de entrevistas nesta quinta-feira (18), com Alexandre Tonetti (União Brasil) e, na sexta-feira (19), com a prefeita Capitã Lucimara.